4 de junho de 2026

Servidores do Meio Ambiente realizam cerimônia simbólica de velório do Rio Acre em protesto

Servidores do Meio Ambiente realizam cerimônia simbólica de velório do Rio Acre em protesto
Foto via ac24horas.
Foto via ac24horas.

Em Rio Branco, servidores do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), em greve desde 24 de junho, organizaram um ato de protesto na quinta-feira (11). Concentrados entre a ponte Juscelino Kubitschek e a passarela Joaquim Macedo, no primeiro distrito da capital, eles carregaram uma miniatura de caixão, faixas pretas e mordaças para simbolizar o luto pelo estado do Rio Acre.

Roberta Graf, presidente da Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente, expressou preocupação com o futuro do rio, destacando que o desmatamento e o assoreamento estão colocando em risco sua sobrevivência. Graf alertou que, se os impactos ambientais não forem contidos, estima-se que o Rio Acre tenha apenas cerca de 10 anos de vida útil restante, sem políticas públicas adequadas para enfrentar o problema.

- Publicidade -

Os grevistas também denunciaram o sucateamento dos órgãos ambientais e criticaram a falta de ação dos poderes públicos diante dos problemas enfrentados pelos rios acreanos. Eles mencionaram que os serviços ambientais estão paralisados e que propostas insatisfatórias do Governo Federal têm impedido o avanço das negociações.