22 outubro 2024

Acre registra 210 novos focos de queimadas em 48 horas, e poluição do ar atinge níveis preocupantes

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O estado do Acre atingiu, nesta sexta-feira (16), 1.333 focos de queimadas no ano, tornando-se a 14ª unidade da federação com mais ocorrências. Nos dois dias anteriores à última atualização, foram detectados 205 novos focos, conforme informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O município de Feijó lidera no estado com 290 focos, representando 27,8% do total. Nas últimas 48 horas, Feijó também entrou na lista dos dez municípios brasileiros com mais focos de queimadas. Rio Branco ocupa a quarta posição no Acre, com 120 focos, correspondendo a 9% do total registrado no estado.

Devido ao aumento das queimadas, os níveis de fumaça no céu de Rio Branco e outras cidades acreanas permaneceram muito elevados ao longo desta sexta-feira, segundo dados do sistema Purple Air, utilizado pela Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar no Acre.

Marechal Thaumaturgo (74 µg/m³), Santa Rosa do Purus (72 µg/m³), Porto Acre (68 µg/m³), Rio Branco (67 µg/m³), Sena Madureira (67 µg/m³), e Xapuri (55 µg/m³) apresentaram os níveis mais altos de poluição na noite de sexta-feira, conforme a escala Raw PM2.5 (LRAPA).

Esses índices, de acordo com a plataforma Purple Air, representam risco à saúde de alguns membros da população em geral e podem causar efeitos mais graves em pessoas de grupos sensíveis após 24 horas de exposição a essas condições de poluição.

Veja Mais