2 novembro 2024

Polícia Militar do Acre envia militares para curso de prevenção e combate à violência doméstica em Minas Gerais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio da Coordenadoria da Patrulha Maria da Penha (PMP), enviou dois policiais para realizarem o Curso de Prevenção à Violência Doméstica, promovido pela Polícia Militar do estado de Minas Gerais (PMMG), realizado em Belo Horizonte, entre os dias 16 de setembro e 3 de outubro.

Os militares sargento Alexandre Solon e soldado Gabriella Maziero passaram por uma capacitação composta de uma carga horária de 120 horas-aula. A iniciativa faz parte do planejamento estratégico da PMAC no combate e prevenção à violência contra a mulher e violência de gênero, a fim de proteger a dignidade das vítimas.

Eleições 2024: Acompanhe aqui a apuração dos votos e o resultado das eleições da sua cidade em tempo real

Os policiais já atuavam na PMP. O aperfeiçoamento por meio da PMMG, garantiu aos militares instruções de aprofundamento na área de atuação: abordagem psicológica para atuação no enfrentamento da violência doméstica, comunicação em segurança pública, escuta ativa, redes de enfrentamento e apoio psicossocial às vítimas, dados estatísticos e rotinas administrativas, direitos humanos, violência de gênero e violência doméstica, além de aulas práticas.

Militares acreanos durante curso. Foto: cedida.

Para a soldado Gabriella Maziero, a capacitação resultará em maior efetividade na atuação da PMP. “Foi uma experiência enriquecedora participar desse curso. Voltamos com um olhar mais amplo, humano e empático para atender às mulheres em situação de violência doméstica. O objetivo é melhorar a qualidade do nosso serviço e contribuir para a redução dos casos de feminicídio no nosso estado”, destacou a policial.

Sargento Alexandre Solon e soldado Gabriella Maziero após conclusão do curso. Foto: cedida.

O aprimoramento profissional no âmbito de prevenção e combate à violência doméstica visa fortalecer a atuação da Polícia Militar do Acre, garantindo um atendimento mais eficiente e humanizado às vítimas.

Via Secom

Veja Mais