Os interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025 têm até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (7) para se inscrever. O programa oferece 67.301 vagas em instituições privadas de ensino superior.
Dessas vagas, 50% são destinadas a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, além de ser necessário que os candidatos estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para realizar a inscrição, os candidatos devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando a conta do Gov.br. Após preencher os dados pessoais e escolares, os candidatos escolhem três opções de cursos, por ordem de prioridade, além de indicar informações financeiras e da família. Aqueles que concorrerem às vagas reservadas para pessoas negras, pardas, indígenas, quilombolas ou com deficiência (PCD) devem declarar sua etnia na plataforma.
O MEC também orienta que, ao final da inscrição, o candidato salve o comprovante com a chave de segurança.
Requisitos Para participar do Fies, é necessário ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição a partir de 2010 e alcançado uma média de 450 pontos nas cinco provas, além de uma nota superior a zero na redação. Candidatos que participaram do Enem como “treineiros” não podem se inscrever.
Classificação A seleção será feita com base nas notas do Enem, seguindo a ordem decrescente. Serão priorizados candidatos que nunca concluíram o ensino superior e aqueles que já foram beneficiados pelo Fies, mas não finalizaram o curso.
Calendário O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados terão até 21 de fevereiro para complementar a inscrição. A convocação por meio da lista de espera será entre 25 de fevereiro e 9 de abril.
Em 2025, o MEC oferecerá 112 mil vagas para o Fies, sendo 67.301 no primeiro semestre e 44.867 no segundo.