3 março 2025

“Ainda Estou Aqui” faz história e vence o Oscar de Melhor Filme Internacional

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O cinema brasileiro alcançou um marco inédito na 97ª edição do Oscar, realizada na noite deste domingo (2) em Los Angeles. O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, conquistou a estatueta de Melhor Filme Internacional, tornando-se o primeiro longa brasileiro a vencer nesta categoria.

A produção superou concorrentes de peso, como Emilia Pérez (França), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha), A Garota da Agulha (Dinamarca) e Flow (Letônia). Emocionado, Walter Salles dedicou o prêmio a Eunice Paiva, esposa do ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar. O cineasta ressaltou a importância da luta de Eunice para descobrir o paradeiro do marido, tema central do filme. Durante seu discurso, também fez questão de exaltar o trabalho de Fernanda Torres, protagonista da obra, e de sua mãe, Fernanda Montenegro.

Embora tenha sido indicado à categoria principal da noite, Ainda Estou Aqui perdeu o prêmio de Melhor Filme para Anora, que dominou a cerimônia com cinco estatuetas no total.

Fernanda Torres repete feito da mãe, mas não leva prêmio

Indicação histórica também para Fernanda Torres, que concorreu ao prêmio de Melhor Atriz. A brasileira seguiu os passos de Fernanda Montenegro, indicada ao Oscar em 1999 por Central do Brasil, mas, assim como sua mãe, acabou não levando a estatueta. O prêmio ficou com Mikey Madison, por sua atuação em Anora.

Apesar da derrota, a presença de Fernanda Torres na disputa foi motivo de grande celebração no Brasil. O clima de torcida se espalhou pelo país, com blocos de Carnaval e festas temáticas em referência à premiação. Máscaras da atriz, fantasias inspiradas na estatueta dourada e até bonecos gigantes de Olinda em homenagem aos indicados brasileiros marcaram a festa.

Baseado no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui trouxe novamente à tona o caso do desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva. O impacto do filme impulsionou a obra literária, que voltou ao topo da lista de mais vendidos.

Além disso, a produção foi lançada em um momento de novas movimentações na Justiça. Em janeiro deste ano, a certidão de óbito de Rubens Paiva foi retificada, alterando a causa da morte de “desaparecimento político” para “morte violenta causada pelo Estado brasileiro”. O Supremo Tribunal Federal (STF) também anunciou que analisará a aplicação da Lei da Anistia para crimes como sequestro e cárcere privado cometidos durante a ditadura.

Lista completa dos vencedores do Oscar 2025

  • Melhor Filme: Anora
  • Melhor Direção: Sean Baker (Anora)
  • Melhor Atriz: Mikey Madison (Anora)
  • Melhor Ator: Adrien Brody (O Brutalista)
  • Melhor Filme Internacional: Ainda Estou Aqui (Brasil)
  • Melhor Atriz Coadjuvante: Zoe Saldaña (Emilia Pérez)
  • Melhor Ator Coadjuvante: Kieran Culkin (A Verdadeira Dor)
  • Melhor Animação: Flow
  • Melhor Curta de Animação: In The Shadow of Cypress
  • Melhor Figurino: Wicked
  • Melhor Roteiro Original: Anora
  • Melhor Roteiro Adaptado: Conclave
  • Melhor Maquiagem e Penteado: A Substância
  • Melhor Edição: Anora
  • Melhor Design de Produção: Wicked
  • Melhor Canção Original: El Mal (Emilia Pérez)
  • Melhor Documentário de Curta-Metragem: A Única Mulher na Orquestra
  • Melhor Documentário: No Other Land
  • Melhor Som: Duna: Parte 2
  • Melhores Efeitos Visuais: Duna: Parte 2
  • Melhor Curta-Metragem Live-Action: I’m Not a Robot
  • Melhor Fotografia: O Brutalista
  • Melhor Trilha Sonora: O Brutalista

Com a vitória de Ainda Estou Aqui, o Brasil reforça sua presença no cenário cinematográfico mundial e alimenta a expectativa de novas indicações e premiações no futuro.

Veja Mais