O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 seguirá com medidas específicas para garantir a acessibilidade de candidatos cegos ou com baixa visão. Entre os recursos oferecidos, está a aplicação da prova em Braille, além de adaptações estruturais e assistivas que asseguram igualdade de condições durante o exame.
Os participantes com deficiência visual podem contar com uma série de apoios, como sala individual, mobiliário adaptado, auxílio de ledor e transcritor, além de tempo adicional para a realização das questões. O uso de cão-guia também é permitido, assim como o acesso a leitor de tela, guia-intérprete e locais de fácil acesso.
Além disso, os candidatos podem levar materiais próprios, como máquina de escrever em Braille, caneta de ponta grossa, óculos especiais e luminária. Desde 2023, o cartão-resposta do Enem também passou por adaptação e é impresso em fonte ampliada (tamanho 18) para participantes com deficiência visual.
Para utilizar esses recursos, é necessário informar a condição de deficiência no momento da inscrição. O cronograma completo do Enem 2025 ainda não foi divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
A solicitação de isenção da taxa de inscrição poderá ser feita entre os dias 14 de abril e 12 de maio, por meio da Página do Participante. Em 2024, o valor da taxa foi de R$ 85.
Têm direito à isenção:
-
Estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025);
-
Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular, com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo;
-
Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal e em situação de vulnerabilidade socioeconômica.