Uma pesquisa divulgada neste domingo (6) pelo instituto Genial/Quaest mostra que 49% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve envolvimento em um suposto plano de golpe para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022.
De acordo com o levantamento, 35% dos entrevistados afirmam não acreditar na participação de Bolsonaro na tentativa golpista, enquanto 15% não souberam ou preferiram não responder.
Os números indicam uma leve oscilação em relação à pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2024, quando 48% apontavam envolvimento do ex-presidente e 34% negavam essa participação.
A sondagem ouviu 2.004 pessoas entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa foi divulgada em meio a debates sobre a responsabilização de envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.