
A audiência de instrução de Jairton Silveira Bezerra, de 45 anos, acusado de assassinar Paula Gomes da Costa, de 33 anos, foi adiada para o dia 9 de junho. O procedimento, inicialmente marcado para esta segunda-feira (12), será realizado na Vara da Auditoria Militar, em Rio Branco, conforme decisão da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar da Comarca de Rio Branco, que atendeu a um pedido da defesa.
Jairton é acusado de homicídio qualificado como feminicídio, por motivo torpe, com recurso que dificultou a defesa da vítima, na presença de descendente e em descumprimento de medida protetiva, caracterizando violência doméstica. O crime teria sido cometido com animus necandi (intenção de matar).
O caso
Paula foi brutalmente esfaqueada em via pública, na frente da filha de 6 anos, em outubro do ano passado, em Rio Branco. Em janeiro deste ano, a Justiça aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Acre (MP-AC), tornando Jairton réu no processo.
De acordo com a denúncia, a condição de mulher da vítima foi considerada um fator determinante no crime, reforçando a caracterização de feminicídio. Segundo as investigações, Jairton, que trabalhava como gerente em uma loja de tintas na capital, não aceitava o fim do relacionamento de 13 anos com Paula e já havia agredido a ex-companheira em outras ocasiões, o que levou a vítima a solicitar e obter uma medida protetiva contra ele.
Após o crime, Jairton fugiu, mas foi localizado e preso, estando agora à espera de julgamento.