20 maio 2025

Operação da PF mira garimpo ilegal em terra indígena e prende caciques suspeitos de envolvimento

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (15) a Operação Olhos Fechados para combater crimes ambientais e de garimpo ilegal na Terra Indígena Sete de Setembro, localizada entre os estados de Rondônia e Mato Grosso. A ação contou com o apoio do IBAMA e da FUNAI.

Segundo as investigações, que começaram após uma incursão ao território indígena, foi constatada a prática de garimpo ilegal na região. Durante a fiscalização, as equipes encontraram resistência por parte do cacique de uma das aldeias próximas ao garimpo. Com o avanço das diligências ao longo de 2024, surgiram indícios de que algumas lideranças indígenas estariam envolvidas nas atividades ilegais e também recebendo parte dos lucros do garimpo.

A perícia apontou que, entre junho de 2022 e outubro de 2024, a área desmatada chegou a 27,29 hectares, com um dano ambiental estimado em mais de R$ 11 milhões. Também foi constatado o crescimento da área de exploração ilegal, indicando atuação contínua de garimpeiros.

A operação visa esclarecer o possível envolvimento de lideranças indígenas que estariam “fechando os olhos” para a atividade ilegal em troca de benefícios financeiros, o que também dificultava a ação policial na coleta de provas e prisões em flagrante.

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão, dois deles contra caciques. Uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e outra teve um mandado de prisão cumprido que já constava no Banco Nacional de Mandados de Prisão. Duas pessoas continuam foragidas.

Veja Mais