
Mais de 700 pessoas participaram na manhã deste domingo (29) da 1ª Corrida Contra o Trabalho Infantil, promovida pelo governo do Acre em Rio Branco. O evento, realizado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), teve como objetivo mobilizar a sociedade para o enfrentamento ao trabalho infantil no estado.
A corrida foi liderada pela vice-governadora Mailza Assis, titular da SEASDH, que destacou a importância da ação:

“Infelizmente, o Acre ainda registra altos índices de trabalho infantil. Essa corrida é uma forma de chamar a atenção para o problema, valorizando o esporte e a união em torno de uma causa que protege nossas crianças”, afirmou.
A largada aconteceu às 6h, em frente ao Palácio Rio Branco. Os participantes puderam escolher entre percursos de 5 km e 10 km. Cada inscrito doou 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
O secretário de Governo, Luiz Calixto, reforçou a mensagem do evento:
“Criança tem que estar na escola, aprendendo e sonhando. O esporte, aqui, se torna uma poderosa ferramenta para promover consciência e ação contra o trabalho infantil.”
Além de Mailza Assis e Luiz Calixto, também estiveram presentes os secretários Ricardo Brandão (Planejamento), Paulo Roberto Correia (Administração), Leonardo Lani (Superintendência do Trabalho), Alírio Wanderley Neto (Ieptec), André Hassem (IMAC), além de representantes do Corpo de Bombeiros, Procon, Secom e outros órgãos parceiros.
Premiação


Nos 5 km masculino, o vencedor foi Ismael de Paula. No feminino, Dalvanir Alves cruzou em primeiro. Já nos 10 km, Arlino Nascimento da Silva foi o campeão masculino e Luciana dos Santos, a vencedora feminina. O evento ainda contou com entrega de medalhas, o tradicional “banho de mangueira” do Corpo de Bombeiros e muita animação entre os participantes.
A diretora de Políticas de Assistência Social da SEASDH, Siomary Benevides, lembrou que o combate ao trabalho infantil é responsabilidade de toda a sociedade:

“Muitas vezes normalizamos certas práticas sem perceber que estamos diante de uma violação de direitos.”
Representando o Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, Lucinaira Carvalho citou os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):
“Lugar de criança é na escola, sendo protegida e acolhida. Essa é uma luta coletiva.”
Segundo dados do IBGE (2024), cerca de 5.564 crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão em situação de trabalho infantil no Acre. Em todo o Brasil, esse número ultrapassa 1,6 milhão.
Tema da campanha

A corrida integra as ações do mês de junho, que marca o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil (12/06). A campanha deste ano tem como tema:
“Toda criança que trabalha perde a infância e o futuro.”
A iniciativa contou com o apoio das seguintes instituições:
-
Sejusp
-
Sesacre
-
Segov
-
SEE
-
SEEL
-
Secom
-
Saneacre
-
Detran
-
RBTrans
-
Corpo de Bombeiros
-
Polícia Militar
-
7º BEC
-
Federação Acreana de Atletismo (FACAT)
-
Grupo Amigos do Ninho