
Estudantes da rede pública estadual do Acre tiveram a oportunidade de conhecer de perto a cultura, os saberes e a ancestralidade do povo Puyanawa durante o VII Festival Atsa, realizado na Terra Indígena Puyanawa, localizada no município de Mâncio Lima. A atividade integra ações de valorização da diversidade cultural promovidas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (SEE).
Durante o evento, os alunos participaram de diversas experiências imersivas com a comunidade indígena. Entre elas, estavam apresentações musicais na língua nativa, grafismos tradicionais, culinária típica — como a pamonha de atsa — e pinturas corporais feitas com jenipapo.
Yasmim Rocha de Azevedo, estudante da Escola Absolon Pereira, de Cruzeiro do Sul, contou como foi especial o momento de se conectar com suas raízes indígenas:

“Nunca tinha visitado um lugar assim. Minha família tem origem indígena e poder vivenciar essa cultura tão bonita de perto está sendo muito legal”, relatou a aluna, após ser pintada com jenipapo na aldeia.
Outra estudante, Débora Rogério Barbosa, também destacou a importância da vivência fora do ambiente escolar:
“É uma cultura muito bonita. A gente não consegue explicar o que sente, só vivendo mesmo. Foi muito bom sair da sala de aula e ver tudo com os próprios olhos”, disse.

Além da imersão cultural, os alunos conheceram projetos desenvolvidos na comunidade, como a cartilha de alimentação escolar elaborada em parceria com o povo Puyanawa. O material reúne receitas com ingredientes tradicionais da floresta, utilizadas na escola indígena da aldeia.
A iniciativa reforça o compromisso da Educação acreana em promover experiências formativas conectadas à realidade local, respeitando e valorizando a identidade dos povos originários do estado.