Com o objetivo de promover a capacitação, o trabalho e a remição de pena, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) iniciou a construção de um galpão/oficina de trabalho para pessoas privadas de liberdade na Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, em Sena Madureira. O espaço será destinado à produção de blocos de concreto, atividade que será realizada pelos próprios internos.
O projeto é financiado com recursos provenientes de penas pecuniárias e aprovado pelo Poder Judiciário. Para o juiz Eder Jacoboski Viegas, titular da Vara Criminal da Comarca de Sena Madureira, a iniciativa representa uma ação concreta de ressocialização.
“Projetos assim têm o poder de transformar o ambiente carcerário, reduzindo a ociosidade, promovendo a capacitação e oferecendo oportunidades reais de reintegração social. Quando investimos em espaços de trabalho e qualificação dentro da unidade, estamos combatendo diretamente os fatores que alimentam a reincidência”, destacou o magistrado.
O chefe da Divisão de Estabelecimento Penal de Sena Madureira, Francisco Alex Nascimento de Souza, explicou que o galpão vai abrigar a estrutura necessária para a fabricação dos blocos.
“É de grande importância para a unidade penitenciária. Esse galpão vai receber as máquinas de produção de blocos, que serão operadas pelos reeducandos. É com muita satisfação que vemos um projeto desse porte se concretizando, pois além de proporcionar trabalho, permite que eles remem suas penas diariamente”, afirmou.
A expectativa é de que o espaço contribua para a ressocialização efetiva dos apenados, ao mesmo tempo em que impulsiona a geração de mão de obra qualificada e a redução da reincidência criminal no sistema prisional acreano.