
A Secretaria Municipal de Saúde de Sena Madureira descartou, nesta quinta-feira (17), o caso suspeito de sarampo em uma criança atendida recentemente em uma unidade de saúde da cidade. O resultado negativo foi confirmado após análise laboratorial realizada em Rio Branco, conforme informou o coordenador municipal de Vigilância em Saúde, Serginey Amorim.
A suspeita havia sido levantada após a criança apresentar sintomas compatíveis com a doença. No entanto, com o exame descartando a infecção, o caso foi oficialmente excluído do monitoramento epidemiológico.
Apesar do resultado negativo, a Secretaria de Saúde de Sena Madureira informou que seguirá com as ações de imunização preventiva, especialmente diante do cenário preocupante na região. Casos de sarampo foram confirmados na Bolívia — país vizinho — e há notificações suspeitas em municípios acreanos como Feijó, Cruzeiro do Sul e Assis Brasil.
“O caso de Sena foi descartado, mas seguiremos com a campanha de vacinação. Nossa população precisa estar protegida. A saúde está em alerta, e aqui em Sena não é diferente. Quem ainda não se vacinou pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa”, reforçou Serginey Amorim.
A vacina contra o sarampo está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde e é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença, que é altamente contagiosa e pode causar complicações graves, especialmente em crianças e pessoas com imunidade comprometida.
A Secretaria de Saúde reforça o apelo para que a população mantenha o cartão de vacinação atualizado e fique atenta aos sintomas, como febre alta, manchas vermelhas no corpo, tosse seca, conjuntivite e coriza.