
Com olhares atentos e ambiente de luz baixa, 76 pessoas privadas de liberdade em unidades penais do Acre participaram da 1ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Sistema Prisional. A ação, coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), integra a 14ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos, promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
A iniciativa chegou ao estado na última terça-feira (15), com exibições de filmes na Divisão de Estabelecimento Penal Feminino de Tarauacá. As sessões continuaram nos dias seguintes, 16, 17 e 18, na unidade prisional de Senador Guiomard.

Durante a atividade, os internos assistiram a 13 curtas-metragens com temáticas voltadas à empatia, ao enfrentamento do preconceito e à valorização da dignidade humana. Após as exibições, os participantes participaram de rodas de conversa e escreveram relatórios sobre as mensagens e aprendizados que tiraram dos filmes.
G.C.S., que cumpre pena há pouco mais de um ano em Senador Guiomard, relatou que a experiência provocou reflexões importantes. “Esses filmes fizeram a gente pensar sobre nosso dia a dia. Aprendemos que é possível mudar e sermos pessoas melhores”, afirmou.

A atividade foi organizada no estado pela Divisão de Educação Prisional do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen). Segundo Margarete Santos, chefe da divisão, a proposta da mostra vai além do entretenimento. “A sessão tem um propósito reflexivo. Aborda preconceitos diversos, não apenas raciais, incentivando os participantes a se enxergarem sem estereótipos e também a enxergarem o outro como ser humano”, explicou.
A mostra faz parte das metas do Plano Pena Justa, que busca promover a dignidade e os direitos humanos no ambiente prisional, por meio de ações que contribuam para a reinserção social das pessoas privadas de liberdade.