Início / Versão completa
Geral

Creatina: expert revela qual a dose ideal e por quanto tempo tomar

Por Metrópoles 21/08/2025 07:26
Publicidade

A creatina está entre os suplementos mais populares do mundo esportivo, seja entre atletas profissionais ou praticantes amadores. Composta por carbono, hidrogênio e nitrogênio, é formada ainda pelos aminoácidos glicina, arginina e metionina [NH₂-C – NCH₂-CH₃]. Contudo, apesar da grande fama, o consumo deve ser feito sempre com acompanhamento.

Publicidade
Leia também

Quem alerta é Camila Junqueira, coordenadora do curso de nutrição da Faculdade Anhanguera. “Em quantidade moderada, a creatina não faz mal à saúde e não contém calorias, mas é preciso incluí-la na dieta com responsabilidade e apoio de um profissional de saúde”, ressalta.

6 imagensFechar modal.1 de 6

Suplementos alimentares são produtos que complementam a alimentação, fornecendo nutrientes, enzimas, probióticos e outras substâncias

Getty Images2 de 6

Eles não são medicamentos e não devem ser usados para tratar, prevenir ou curar doenças

Getty Images3 de 6

A dose e a forma de ingestão recomendada varia conforme o tipo do suplemento, a idade e os objetivos de cada pessoa

Getty Images4 de 6

Para utilizados deve-se contatar um profissional

Getty Images5 de 6

Whey protein é um suplemento alimentar proteico extraído do soro do leite

Getty Images6 de 6

A creatina é um suplemento que pode ajudar a aumentar a massa muscular, a força e a resistência

Getty Images

 

Como tomar creatina

De acordo com a especialista, o acompanhamento profissional garante disciplina alimentar ajustada às necessidades de cada pessoa. Caso contrário, podem surgir alguns efeitos colaterais, como sobrecarga nos rins, principalmente em situações de baixa ingestão de líquidos.

Continue a leitura no site SportLife, parceiro do Metrópoles.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.