14 dezembro 2025

Apagão em subestação do Paraná deixa Acre e outros estados sem energia; entenda

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Foto: Reprodução

Um apagão atingiu diversos estados brasileiros entre a noite de segunda-feira (13) e a madrugada desta terça-feira (14), deixando cidades do Acre e de outras regiões do país sem energia elétrica. O problema foi causado por um incêndio em uma subestação no Paraná, o que provocou uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável por conectar o fornecimento de energia em todo o Brasil.

De acordo com informações da TV Globo e da GloboNews, o governo federal informou que o incêndio atingiu um equipamento na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a unidade de 500 kV e interrompendo o fluxo de energia entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. A causa do incêndio ainda está sendo investigada.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que o incidente provocou a interrupção de cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga, afetando as regiões Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Segundo o ONS, em alguns estados do Norte do país, como o Acre, a interrupção começou por volta das 22h de segunda-feira (13), enquanto em outras regiões ocorreu já na madrugada de terça (14), por volta de 0h30.

“Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões afetadas”, informou o órgão.

Acre entre os estados afetados

No Acre, praticamente todas as cidades foram afetadas pelo apagão, incluindo Rio Branco, Acrelândia, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Epitaciolândia, Assis Brasil, Manoel Urbano, Sena Madureira, Feijó e Tarauacá.

Por determinação do ONS, o fornecimento foi interrompido de forma controlada para preservar a segurança do sistema elétrico. A energia foi restabelecida gradualmente, levando entre 8 minutos e 1 hora na maioria dos estados, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME).

Na Região Sul, onde ocorreu o incêndio, a recomposição total levou cerca de duas horas e meia.

O ONS detalhou que houve perda de aproximadamente 1.600 MW de carga no Sul, 1.900 MW no Nordeste, 1.600 MW no Norte e 4.800 MW no Sudeste.

O Ministério de Minas e Energia e o ONS informaram que uma reunião emergencial será realizada ainda nesta terça-feira (14) para investigar as causas do incêndio. Uma análise técnica preliminar deve ser concluída até sexta-feira (17) para esclarecer as origens da falha que provocou o apagão nacional.

- Publicidade -

Veja Mais