Onça-pintada é resgatada após passar horas nadando no Rio Negro, em Manaus

Onça é resgatada após passar horas nadando no Rio Negro, em Manaus. — Foto: Divulgação

Uma onça-pintada foi resgatada na tarde desta quarta-feira (1º) após ser vista nadando por horas no Rio Negro, próximo à Praia da Ponta Negra, em Manaus. Testemunhas relataram que o animal parecia desnorteado e exausto, lutando para encontrar um local seguro para descansar.

De acordo com o Capitão Dilson Castro, da Polícia Militar do Amazonas, populares informaram que a onça estava “circulando há um tempo pelo rio, tentando um local para parar”.

Força-tarefa realiza resgate

O resgate mobilizou uma força-tarefa formada pelo Batalhão Ambiental, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (Sepet), o Instituto Laiff e a Equipe Pet da deputada Joana Darc. O grupo conseguiu retirar o felino da água com segurança, evitando que se afogasse ou se ferisse.

Após o salvamento, a onça foi encaminhada para uma clínica veterinária, onde receberá cuidados médicos necessários. O destino final do animal ainda não foi definido, mas as opções incluem o Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), o Ibama ou o zoológico de Manaus.

Segundo os órgãos envolvidos, a prioridade é garantir a recuperação do animal e, se ele estiver em condições de saúde adequadas, realizar a reintrodução à natureza.

O caso chamou atenção de moradores e turistas, e imagens do resgate foram registradas por populares.

Veja:

Informações via G1.

Categories: Geral
Tags: DESTAQUE