Cerca de dois meses após anunciar o fim do casamento com o ator Mateus Solano, a atriz Paula Braun usou as redes sociais para fazer um desabafo sobre as pressões impostas às mulheres que decidem recomeçar após o fim de um relacionamento. Em um longo texto publicado nesta última terça-feira (11/11), ela abordou o machismo estrutural e o olhar conservador que ainda cercam a vida feminina.
“O que esperam de uma mulher depois que ela termina um relacionamento? Dentro de uma sociedade misógina e sem muito interesse em mudar isso, ter de dar satisfação sobre o término de uma relação que foi pública é desafiador. O julgamento recairá, em sua grande maioria das vezes, sobre nós, mulheres”, escreveu a atriz, que viveu 17 anos ao lado de Solano. Do fruto do relacionamento, nasceram Flora, hoje com 15 anos; e Benjamin, de 10.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Mateus Solano e Paula Braun foram casados por 17 anosReprodução: Instagram/@mateusolanooficial Paula BraunReprodução: Instagram/@paulabraunoficial Mateus SolanoDivulgação: Selfie Service Paula Braun em “Garota do Momento”Reprodução: Instagram/@rch.fabio Paula BraunReprodução: Instagram/@paulabraunoficial
Voltar
Próximo
Leia Também
Famosos
Mateus Solano se manifesta pela 1ª vez após polêmica com celular de fã em peça no RS
Famosos
Miguel Falabella critica atitude de Mateus Solano em peça: “Extrapolou”
Famosos
Mateus Solano dá tapa e derruba celular de fã em teatro; assessoria se pronuncia
Famosos
Mateus Solano revela bastidores de sua saída da Globo
Em seu relato, Paula criticou a forma como a mídia e o público buscam explicações simplistas e culpados quando uma relação termina. “E vão criar um culpado, um motivo, um absurdo qualquer e seguirão alimentando essa misoginia junto de uma indústria de cliques que não se preocupa e nem se responsabiliza pela devastação que causa na vida dos envolvidos, nem com o hoje, nem com o amanhã”, afirmou.
Ela também revelou que a separação aconteceu no fim de maio, mas só foi divulgada em setembro. “Temos uma relação de afeto construída ao longo de 17 anos, que nos permite viajar com nossos filhos mesmo estando separados. Eles sempre terão a nós dois, deixamos isso claro a eles todos os dias”, pontuou a atriz.
Paula refletiu sobre o processo de se redescobrir após o fim de um relacionamento longo e agradeceu o apoio das amigas, a quem atribuiu como “base” de sua força. A atriz também fez uma crítica à cultura que define o sucesso feminino pela vida conjugal. “Nossa cultura construída sobre um pilar religioso e conservador não aceita que uma mulher criada para casar (alô, geração das quarentonas) entenda que pode, sim, viver bem fora de uma relação convencional. Não aceita que busquemo-nos livres e em paz pós-relacionamento. Não aceita que entendemos nosso poder e direito de escolher trabalhar fora ou não, casar ou não, aceitar ou não convenções e antigos costumes que não nos fizeram felizes ao longo da história”, escreveu.
Encerrando o desabafo, Paula ressaltou que o término não deve ser romantizado, mas encarado com leveza, com sentimentos como felicidade e tristeza caminhando juntos.
Nos comentários, Mateus Solano reagiu à publicação com carinho. O ator deixou uma mensagem de apoio à ex-esposa: “Viva você sempre! Em todas as fases da sua vida. Te amo”, publicou ele.
Em uma publicação conjunta divulgada no dia 16 de setembro deste ano, o casal declarou que a relação havia se transformado e já não se sentiam como um casal “há algum tempo”, mas que continuam parceiros na criação dos filhos.






