Em dezembro, algumas frutas ficam mais em evidência, seja nos supermercados, seja na fruteira da casa dos brasileiros. Uma delas é a nectarina, que tem sabor adocicado, casca lisa e aroma suave. Para quem gosta de comer o alimento, vale enfatizar que há na composição vitaminas, fibras e antioxidantes, conforme garante a nutricionista Taynara Abreu.
Leia também
-
Fruta rica em ferro melhora o intestino e ajuda a regular a pressão
-
Fruta popular atua na proteção do fígado e previne prisão de ventre
-
Cardiologista cita fruta barata que fortalece a saúde do coração
-
Não é a banana! Fruta com muito potássio ajuda a regular a pressão
De acordo com a especialista, a fruta se destaca não apenas pelo sabor, mas pelos benefícios cientificamente reconhecidos para o coração, a digestão e o bem-estar em geral. “Abundante na nectarina, o potássio desempenha um papel essencial no equilíbrio de sódio no corpo, contribuindo para a redução da pressão arterial”, afirma.
A nectarina é um tipo de pêssego, com casca lisa
Stefan Tomic/Getty Images
O alimento traz na composição compostos fenólicos
Roc Canals/Getty Images
A fruta favorece a saúde do coração
HUIZENG HU/Getty Images
Comer nectarina contribui para o controle glicêmico
Westend61/Getty Images
Ainda com relação à saúde do coração, a pós-graduada em nutrição, exercício físico e qualidade de vida pontua que os antioxidantes presentes na fruta ajudam a proteger os vasos sanguíneos contra o estresse oxidativo, um dos fatores associados ao desenvolvimento de doenças cardíacas.
Funcionamento do intestino
A nutricionista aplicada em transtorno do espectro autista (TEA) acrescenta sobre o alimento integrar fibras solúveis, o que impacta positivamente na redução do colesterol LDL, também chamado de “ruim”. “Com baixa densidade calórica e boa saciedade, a nectarina atua no controle de peso, pilar determinante para a saúde do coração”, complementa.
Entre os nutrientes presentes na fruta, constam: vitamina C, potássio, fibras solúveis e betacaroteno, precursor da vitamina A, além de uma variedade de compostos fenólicos com ação antioxidante e anti-inflamatória. “Esses elementos atuam em diferentes frentes do organismo e explicam a versatilidade nutricional da nectarina”, cita.
A nutricionista salienta sobre a contribuição da nectarina para a saúde intestinal: “Por ser fonte de fibras, a fruta ajuda a regular o trânsito intestinal, prevenindo a constipação e favorecendo o equilíbrio da microbiota”. A opção também contém alta concentração de água e, por isso, torna a digestão mais leve. “Costuma ser bem tolerada por pessoas com sensibilidade digestiva”, exemplifica.
Consumir a fruta não beneficia somente o funcionamento do intestino e a saúde do coração, auxilia também a imunidade, melhora a pele e favorece o controle glicêmico. “Isso ocorre graças ao conjunto de vitaminas e compostos bioativos. Leve, prática e versátil, a nectarina pode ser ingerida in natura, em pratos frios, sobremesas ou até como toque agridoce em refeições principais”, recomenda.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.