
Após se aproximar da cota de alerta e atingir o nível de 13,29 metros, o rio Iaco apresentou uma vazante significativa nos primeiros dias do ano. Na manhã desta segunda-feira (05), o manancial amanheceu medindo 11,27 metros em Sena Madureira, conforme informações da Defesa Civil Municipal.
De acordo com o órgão, a cota de alerta do rio é de 14 metros, enquanto o nível de transbordamento é de 15,20 metros. A redução no volume das águas trouxe alívio tanto para a população quanto para as autoridades locais, especialmente diante do histórico recente de elevação do nível do rio ainda no mês de dezembro fato que não era registrado havia 35 anos.
“A gente sempre espera muitas águas no final do mês de janeiro e nos meses de fevereiro e março. Havia 35 anos que eu não via o rio subir dessa forma ainda em dezembro. Graças a Deus ele vem baixando consideravelmente e a situação está controlada”, afirmou Carlos D’Ávila, integrante da Defesa Civil e responsável pela medição diária do nível do rio Iaco.
A Defesa Civil segue monitorando o comportamento do manancial e orienta a população ribeirinha a permanecer atenta às atualizações, especialmente com a chegada do período mais intenso de chuvas na região.



