
Os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o primeiro semestre de 2026 têm até esta sexta-feira (13) para apresentar a documentação exigida. O envio dos documentos é necessário para comprovar as informações declaradas no ato da inscrição junto à instituição privada de ensino superior (IES).
O resultado do processo seletivo foi divulgado na semana passada e reuniu mais de 226 mil pré-selecionados em todo o país. A consulta pode ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação, mediante login na plataforma Gov.br.
A edição de 2026 é considerada a maior já realizada pelo programa, com a oferta de 595.374 bolsas em 895 cursos distribuídos por 1.046 instituições privadas de ensino superior em todas as regiões do Brasil.
A entrega da documentação pode ser feita presencialmente ou de forma virtual, conforme orientação da instituição de ensino. As faculdades devem disponibilizar, em seus sites oficiais, um espaço específico para o envio dos documentos exigidos.
No caso de entrega presencial, as instituições precisam designar servidores ou colaboradores para receber a documentação nos locais onde há oferta de cursos com candidatos pré-selecionados, respeitando os horários de funcionamento.
Candidatos com 18 anos ou mais que utilizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 para certificação do ensino médio e que atendem aos critérios do edital podem solicitar a declaração de conclusão dessa etapa.
O documento autenticado foi disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na Página do Participante do Enem, permitindo a realização da pré-matrícula dos pré-selecionados no Prouni.
Para os candidatos que não foram contemplados nesta etapa, o resultado da segunda chamada será divulgado no dia 2 de março. A comprovação das informações ocorrerá no período de 2 a 13 de março.
Já os interessados em participar da lista de espera deverão manifestar interesse nos dias 25 e 26 de março de 2026, também pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A lista estará disponível para consulta no dia 31 de março, tanto para as instituições quanto para os candidatos.






