9 fevereiro 2026

Renúncia estatutária abre disputa pela presidência do Barcelona. Entenda!

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Joan Laporta renunciou ao cargo de presidente do Barcelona antes de oficializar sua candidatura à reeleição no pleito marcado para 15 de março. A medida cumpre o regulamento do clube, que exige o afastamento do presidente em exercício antes do início formal do processo eleitoral.

Com a saída de Laporta, a gestão cotidiana do Barcelona passa a ser conduzida por uma comissão administrativa. A coordenação ficará a cargo de Rafa Yuste, vice-presidente desde a eleição de Laporta, em 2021, responsável por administrar o clube durante o período que antecede a votação.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Joan Laporta, presidente do BarcelonaReprodução/Barcelona Camp NouReprodução Messi comemora gol no BarcelonaReprodução/Instagram: @messi

Voltar
Próximo

Leia Também

Esportes
“Estava chateado com ele”: Goleiro do Barcelona revela atritos com Messi

Esportes
“Não estamos no nível”: ex-volante do Barcelona admite desafio do Miami no Mundial

Esportes
“Barcelona até morrer”: Romário diz que prefere jogar na Argentina do que no Real Madrid

Esportes
“Estou chocado e decepcionado”, diz goleiro do Barcelona em meio a boatos de que foi traído

Disputa eleitoral e requisitos

Laporta terá concorrência de Víctor Font, Marc Ciria, Xavier Vilajoana e Joan Camprubí, que já anunciaram intenção de disputar a presidência. Para que os nomes sejam incluídos na cédula eleitoral, cada candidato precisa reunir 2.321 assinaturas de associados que apoiem oficialmente a candidatura.

O processo de coleta de assinaturas antecede a consolidação das chapas e define quem estará apto a concorrer na eleição marcada para março.

Histórico político no clube

Laporta foi eleito em 2021 para seu segundo mandato à frente do Barcelona. Ele já havia presidido o clube entre 2003 e 2010, após vitórias eleitorais em 2003 e 2006. Na eleição mais recente, realizada há cinco anos, Laporta superou Víctor Font com 30.184 votos contra 16.679. Toni Freixa, que não concorre nesta edição, terminou em terceiro lugar, com 4.769 votos.

Temas centrais da campanha

Com a formalização das candidaturas, a campanha eleitoral entra em sua fase decisiva. Entre os assuntos que devem pautar o debate estão as contratações previstas para o próximo verão europeu, a situação financeira do clube e a remodelação do Spotify Camp Nou, que se encontra na etapa final das obras.

Outro ponto relevante no processo eleitoral é o futuro papel de Lionel Messi no Barcelona. O nome do atacante surge como um dos temas estratégicos da campanha, em meio às discussões sobre o projeto esportivo e institucional do clube para os próximos anos.

- Publicidade -

Veja Mais