20 de junho de 2026

Mulher é condenada por racismo religioso em Rio Branco após ação do MPAC

Mulher é condenada por racismo religioso em Rio Branco após ação do MPAC
Foto: Reprodução.

Uma mulher foi condenada por racismo religioso em Rio Branco após decisão da Justiça, que considerou ofensivas declarações feitas contra a crença de uma vítima.

De acordo com o Ministério Público do Acre (MPAC), o caso ocorreu em novembro de 2024, quando a ré participou de uma ação em frente à casa da vítima, realizando orações direcionadas ao altar religioso, conhecido como congá.

- Publicidade -

Durante o episódio, a mulher teria feito declarações ofensivas associando a religião da vítima a elementos demoníacos.

Ofensas e decisão judicial

Segundo o processo, frases como “exu é o demônio” e “pomba gira vai queimar no inferno” foram dirigidas à vítima e às entidades cultuadas por ela.

Na sentença, a 2ª Vara Criminal de Rio Branco destacou que a liberdade religiosa não pode ultrapassar os limites da dignidade e da honra.

A Justiça entendeu que houve prática de injúria qualificada por elemento religioso, prevista no Código Penal.

Pena e indenização

A ré foi condenada a um ano de reclusão, em regime aberto, além do pagamento de multa.

A pena foi convertida em prestação de serviços à comunidade, com carga semanal de seis horas.

Também foi determinada indenização mínima de R$ 2 mil à vítima por danos morais.