O frio intenso em Rio Branco durante a friagem de 2026 tem mobilizado ações de solidariedade e assistência social para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade na capital acreana.
Com a queda brusca de temperatura, órgãos públicos e entidades reforçam campanhas de doação de agasalhos e apoio emergencial.
A cidade de Rio Branco enfrenta mais um período de friagem intensa em 2026, com temperaturas abaixo da média e aumento da necessidade de apoio a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.
Diante desse cenário, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, intensificou ações de acolhimento e distribuição de alimentos, agasalhos e cobertores em diferentes pontos da cidade.
As equipes percorrem áreas estratégicas da capital, como praças, regiões centrais e locais onde há maior concentração de pessoas em situação de rua, oferecendo não apenas itens de proteção contra o frio, mas também orientações e encaminhamento para abrigos e casas de acolhimento.
Além da atuação do poder público, campanhas de doação também têm sido reforçadas, com pontos de arrecadação de roupas de inverno, cobertores e itens de higiene pessoal. A população pode colaborar entregando doações em locais oficiais como o Centro Pop e unidades da assistência social.
Segundo a gestão municipal, o objetivo é reduzir os impactos do frio extremo e garantir atendimento humanizado às pessoas que mais sofrem durante o período de friagem.
A iniciativa também busca incentivar a participação da sociedade civil, reforçando a importância da solidariedade em momentos de queda brusca de temperatura.
Casos como esse costumam se repetir todos os anos no Acre, especialmente durante a chegada de massas de ar polar que atingem a região Norte do Brasil.


