24 de junho de 2026

Sobrevivente relata terremoto na Venezuela: “Parecia um filme de terror”

Sobrevivente relata terremoto na Venezuela: “Parecia um filme de terror”
Foto: Reuters

Uma sobrevivente relata terremoto na Venezuela como uma experiência assustadora e marcada pelo desespero. A moradora de Caracas, Maria Alejandra, descreveu os momentos vividos durante os fortes tremores registrados na noite desta quarta-feira (24) como semelhantes a um “filme de terror”.

Em entrevista à agência Reuters, a venezuelana contou que precisou deixar o apartamento às pressas após perceber rachaduras surgindo nas paredes do prédio enquanto uma espessa nuvem de fumaça tomava conta do local.

- Publicidade -

Chorando ao relembrar a situação, ela afirmou que só conseguiu sair do imóvel com a ajuda de outra pessoa.

“Quando consegui me vestir, ele me ajudou. Todas as paredes estavam rachadas. Conseguimos abrir a porta do jeito que deu. Havia uma nuvem de fumaça que não nos deixava enxergar. Quando descemos, o cenário era de filme de terror”, relatou.

Moradores enfrentaram escombros para escapar

Segundo Maria Alejandra, diversos moradores precisaram atravessar áreas cobertas por destroços para conseguir deixar os edifícios atingidos pelos tremores.

Ela contou ainda que viu a zeladora do prédio carregando um bebê durante a evacuação e afirmou que, em um prédio vizinho, apenas uma família teria conseguido sair logo após os abalos.

Os relatos reforçam o clima de tensão vivido por milhares de pessoas na capital venezuelana durante a noite.

Tremores atingiram magnitude superior a 7

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), dois terremotos atingiram a Venezuela com magnitudes de 7,5 e 7,2.

O epicentro foi registrado na região de Montalbán, localizada a cerca de 168 quilômetros de Caracas. Mesmo distante da capital, a força dos tremores foi suficiente para provocar danos estruturais e mobilizar equipes de emergência.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram moradores correndo para deixar prédios enquanto as construções balançavam.

Tremores também foram sentidos no Brasil

Os efeitos do terremoto ultrapassaram as fronteiras venezuelanas. Moradores de Manaus, no Amazonas, e Belém, no Pará, relataram ter sentido os abalos.

Em diversos prédios das duas capitais, pessoas deixaram apartamentos e áreas comerciais por precaução.

Autoridades brasileiras informaram que não houve registros de danos estruturais ou vítimas relacionadas aos reflexos do terremoto.

Alerta de tsunami foi emitido e depois cancelado

Após os abalos, sistemas internacionais de monitoramento chegaram a emitir alertas de tsunami para diversas regiões do Caribe, incluindo Porto Rico, Aruba e Ilhas Virgens Americanas.

Horas depois, os avisos foram cancelados após novas avaliações indicarem redução do risco.

As autoridades venezuelanas seguem monitorando a situação e avaliando os impactos provocados pelos terremotos.