26 novembro 2024

Conselho estadual de direitos da pessoa idosa empossa novos membros

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um marco importante para o avanço dos direitos da população idosa foi alcançado nesta quinta-feira, 8, com a posse dos membros governamentais e das Organizações Não Governamentais (ONGs) no Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa (Cedi). A cerimônia aconteceu na sala dos conselhos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em Rio Branco.

Criado pela Lei n° 3.614, de 16 de março de 2020, o Cedi é um órgão permanente, paritário, consultivo, deliberativo, formulador e controlador de políticas públicas e ações voltadas para a pessoa idosa no âmbito do Estado do Acre, integrante da estrutura organizacional da SEASDH.

Na abertura do evento, a secretária da pasta, Maria Zilmar da Rocha, ressaltou a importância da criação do Cedi como uma demonstração do compromisso do governo e da sociedade com as políticas públicas em prol dos idosos.

O conselho é composto por 20 membros titulares e seus respectivos suplentes, representando tanto órgãos públicos quanto sociedade civil. Os membros têm mandato de dois anos, com possibilidade de uma única recondução por igual período.

O presidente do conselho nos últimos anos, Tupinambás de Santana Lima, destacou a relevância dos direitos da pessoa idosa, enfatizando a importância de todos se comprometerem com essa causa.

Representantes das esferas estaduais e entidades não governamentais estiveram presentes na solenidade, incluindo secretarias, instituições de ensino, entidades religiosas, sindicatos e associações.

Após a posse, foi realizada a 1ª reunião ordinária do Cedi, na qual ocorreu a eleição do novo presidente do conselho. Com a maioria dos votos, Ruth Souza Araújo Barros, secretária da Caixa de Assistência da OAB, foi eleita presidente e assumirá o cargo até 2025.

Ruth Souza destacou seu compromisso em dar continuidade ao trabalho já realizado e em melhorar as políticas públicas para os idosos, uma causa tão nobre.

Via Agência de Notícias do Acre.

Veja Mais