30 outubro 2024

Polícia Civil do Acre reforça Operação Shamar em Cruzeiro do Sul com ampliação da equipe de investigação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nesta terça-feira, 13, a Polícia Civil do Acre (PCAC) deu um passo significativo no combate à violência contra a mulher em Cruzeiro do Sul, ao reforçar a Operação Shamar com recursos humanos adicionais. A ação integra os esforços do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) no âmbito da campanha nacional Agosto Lilás, que visa conscientizar e combater a violência contra a mulher.

A direção da PCAC, comprometida em garantir a eficácia das operações, destacou para Cruzeiro do Sul dois escrivães, dois agentes e mais um delegado, aumentando a capacidade de resposta da polícia na região. Esse reforço de equipe tem como objetivo acelerar as investigações e garantir que as vítimas de violência doméstica e sexual recebam o apoio necessário de forma rápida e eficaz.

Durante a visita à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente (DEMPCA) de Cruzeiro do Sul, a delegada Juliana de Angelis, coordenadora do Projeto Bem-Me-Quer, ressaltou a importância desse reforço. Segundo ela, a ampliação da equipe permitirá uma atuação mais coordenada e integrada, essencial para assegurar a proteção e o acolhimento das vítimas.

“A Polícia Civil reforça a importância da participação de todos. Se você testemunhar ou for vítima de violência, utilize os canais apropriados. Caso prefira não se identificar, ligue para o 180 ou 181, canais de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres, que oferecem escuta e acolhimento qualificado às mulheres em situação de violência. Você também pode procurar uma delegacia de polícia especializada ou ligar para o 190. Todas as ligações são gratuitas e funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana. As denúncias podem ser feitas tanto pelas vítimas como por testemunhas da violência”, destacou a delegada Juliana de Angelis.

A unidade reforça seu compromisso na Operação Shamar, intensificando as ações de combate à violência contra a mulher na região. Foto: cedida

O tiular da DEMPCA, Renan Santana, também destacou a importância da Operação Shamar. “Desde o início de agosto, a especializada está empenhada na Operação Shamar. Com a visita da delegada Juliana, alinhamos algumas demandas e estamos colaborando no andamento dos trabalhos, com despachos nos Boletins de Ocorrências (BOs), instauração de inquéritos, relatos, relatórios finais e interrogatórios, visando obter bons resultados na operação. O encontro também visa aproximar a gestão da especializada do interior e ver de perto as necessidades e demandas”, enfatizou.

Por Ascom

Veja Mais