
A Universidade Federal do Acre (Ufac) lançou dois editais para a seleção de novos alunos dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental (PPGESPA). O ingresso dos aprovados está previsto para o primeiro semestre de 2026.
Para o curso de doutorado, estão sendo ofertadas 17 vagas, das quais 12 são destinadas à ampla concorrência e cinco reservadas a ações afirmativas. As cotas contemplam candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas transgênero, pessoas com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme a política institucional da universidade.
No mestrado, o edital prevê a oferta de 20 vagas regulares, além de uma vaga suplementar destinada a candidatos estrangeiros. Assim como no doutorado, 25% das vagas são reservadas para ações afirmativas, em conformidade com a Resolução CONSU nº 162/2023.
Podem se inscrever no processo seletivo do doutorado profissionais graduados em Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Ciências Biológicas ou áreas afins, desde que possuam título de mestre. Já para o mestrado, é exigido diploma de graduação nas mesmas áreas.
Candidatos que estejam em fase de conclusão de curso também podem participar da seleção, mediante apresentação de declaração de provável defesa ou conclusão da graduação ou do mestrado, conforme o caso.
O curso de doutorado terá duração mínima de 24 meses e máxima de 48 meses, com exigência mínima de 38 créditos para a obtenção do título. O mestrado terá duração entre 12 e 24 meses, com carga mínima de 24 créditos.
As inscrições e demais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac, além do e-mail institucional do PPGESPA.






