Rio Branco aparece como o município acreano com o maior número de registros de estupro contra crianças e adolescentes nos três primeiros meses de 2026. Dados divulgados pela Polícia Civil do Acre (PC-AC) apontam que a capital contabilizou 11 casos desse tipo de crime entre janeiro e março deste ano.
Quando analisados os casos de estupro de vulnerável, os números se tornam ainda mais preocupantes. Somente em Rio Branco foram registradas 54 ocorrências no período, liderando o ranking estadual.
O levantamento também mostra que os municípios de Feijó, com seis casos, e Epitaciolândia, com três registros, aparecem entre as cidades com mais ocorrências de estupro contra crianças e adolescentes. Já nos casos de estupro de vulnerável, Tarauacá teve 13 registros e Cruzeiro do Sul contabilizou dez casos.
O relatório reúne dados de 2024, 2025 e 2026, considerando informações registradas até o dia 31 de março deste ano. Em todo o Acre, foram registrados 27 casos de estupro contra crianças e adolescentes no primeiro trimestre de 2026.
Segundo o estudo, houve aumento de 50% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram contabilizadas 18 ocorrências. Já os casos de estupro de vulnerável somaram 123 registros em todo o estado, representando uma redução de 28,1% na comparação com o ano passado, que teve 171 casos.
Os dados ainda revelam que, além dos 11 casos registrados em Rio Branco, outros 16 ocorreram em municípios do interior. As regionais de Bujari e Porto Acre somaram 11 ocorrências, enquanto a regional Tarauacá/Envira registrou oito casos.
Em relação ao estupro de vulnerável, o interior do estado concentrou 69 ocorrências, enquanto Rio Branco, junto com Bujari e Porto Acre, somou 57 registros. As regionais do Juruá, com 24 casos, e Tarauacá/Envira, com 18, também apresentaram índices elevados.
O levantamento aponta ainda que a maioria das vítimas é do sexo feminino. Nos casos de estupro contra crianças e adolescentes, 23 vítimas eram meninas e três eram meninos. A faixa etária entre 12 e 17 anos concentrou a maior parte dos registros, com 25 casos.
Nos casos de estupro de vulnerável, 103 vítimas eram do sexo feminino, 17 do sexo masculino e três não tiveram o sexo informado. A faixa etária entre 12 e 17 anos também lidera os registros, com 73 ocorrências, seguida pelo grupo de 0 a 11 anos, que contabilizou 50 casos.
De acordo com a Polícia Civil, os dados reforçam a necessidade de fortalecer ações de prevenção, proteção e acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no Acre.
Casos de violência contra crianças e adolescentes podem ser denunciados por meio do Disque 100, da Polícia Militar pelo 190, do Samu pelo 192, além das delegacias especializadas, conselhos tutelares, Ministério Público e canais oficiais do Ministério dos Direitos Humanos.


