O nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, apresentou sinais de vazante na última medição feita nesta segunda-feira (07) pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). Segundo o informativo, o manancial marcou 12,81 metros.
Em comparação com o último domingo (06), que o rio estava medindo 13,31 metros, a vazante calculada foi de 50 centímetros em 24 horas.
No entanto, mesmo com a diminuição do nível e, consequentemente, por ter saído da cota de transbordamento, que é de 13 metros, a situação ainda é preocupante, tendo em vista que pelo menos 480 pessoas estão em abrigos públicos, segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).
No total, 28 mil pessoas foram atingidas de alguma forma pela enchente. Isto fez com que a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, decretasse situação de emergência na última segunda-feira (28), dois dias após o rio alcançar a marca de 13 metros.
Na terça, o governo ajudou Cruzeiro do Sul com 300 cestas básicas, 100 colchões, 500 kits de higiene pessoal e 250 kits de limpeza. No sábado (05), bombeiros e Defesa Civil distribuíram pelo menos 5 mil litros de água.