24 outubro 2024

Tentativa de fuga no presídio de Sena Madureira: Detentos ligados ao B13 quebram parede

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No último final de semana, o presídio Evaristo de Moraes, localizado em Sena Madureira, no estado do Acre, foi palco de uma possível tentativa de fuga envolvendo dez reeducandos do bloco 8 da unidade. De acordo com informações, os detentos chegaram a quebrar a parede do prédio na tentativa de escapar da prisão. Felizmente, a ação foi impedida graças à rápida intervenção dos policiais penais, que descobriram o plano a tempo de evitar consequências mais graves.

Os reeducandos envolvidos na tentativa de fuga são membros da organização criminosa conhecida como “Bonde dos 13”. A direção do presídio, em resposta ao incidente, tomou medidas imediatas, suspendendo as visitas de familiares no sábado e domingo.

O diretor do presídio de Sena Madureira, Jair Silva, comentou sobre o incidente, afirmando que estão investigando a tentativa de fuga, e também trabalham com a possibilidade de que tenha sido uma tentativa de surpreender a guarda e, possivelmente, provocar um confronto interno, semelhante ao ocorrido no presídio Antônio Amaro, em Rio Branco. Ele também mencionou que antes desse incidente, houve uma greve de fome por parte dos detentos. No entanto, após conversações com os detentos e seus familiares, a greve foi encerrada.

Situações como essa, de acordo com Jair Silva, exigem redobrar a atenção, pois é nesses momentos que os detentos podem orquestrar planos perigosos, seja contra os agentes de segurança, a estrutura da unidade prisional ou até mesmo a sociedade em geral. Os dez detentos envolvidos na tentativa de fuga enfrentarão uma sindicância interna, bem como processos criminais por danos ao patrimônio público. Todos eles estão em isolamento cautelar, enquanto as investigações continuam.

Veja Mais