No decorrer deste mês de dezembro, a cidade de Sena Madureira, no estado do Acre, tem enfrentado impactos significativos devido às chuvas incessantes, que, por sua vez, provocaram o aumento do nível do rio Iaco. Na manhã desta quarta-feira, 12 de dezembro, o rio atingiu a marca de 6,96 metros, conforme relatado por Carlos DaVilla, representante da Defesa Civil.Na terça-feira feira choveu 68,9 milímetros de chuva
O representante da Defesa Civil, Carlos DaVilla, esclareceu que as inundações são decorrentes das chuvas persistentes que têm assolado a região. O volume considerável de precipitações levou ao gradual enchimento do rio Iaco, aumentando a preocupação entre os moradores locais.
Apesar do aumento observado no nível das águas, Carlos DaVilla tranquilizou a população, afirmando que a situação não inspira maiores cuidados para aqueles que residem em áreas propensas a alagamentos. Até o momento, o índice de 6,96 metros está consideravelmente abaixo da cota de alerta, que é estabelecida em 14 metros.