DESTAQUE

Velloso alfineta Bittar ao falar de “orçamento secreto”: “O que fez pelo Acre?”

Sem citar o senador nominalmente, candidato ao Senado Eduardo Velloso direciona crítica ao histórico de Márcio Bittar como relator-geral do Orçamento de 2021 e questiona resultados deixados para o estado.

Redação Por

O candidato ao Senado Eduardo Velloso (Solidariedade) elevou o tom da campanha ao publicar um vídeo nas redes sociais em que rebate acusações contra sua candidatura e aproveita para mandar um recado a um dos adversários na disputa: o senador Márcio Bittar (PL).

Sem pronunciar o nome de Bittar, Velloso faz referência direta ao parlamentar que ocupou a relatoria-geral do Orçamento da União de 2021, durante o governo Jair Bolsonaro.

É nesse ponto que Velloso dispara: apesar da posição privilegiada ocupada pelo senador acreano no Congresso, questiona quais resultados concretos teriam ficado para o Acre.

A provocação ganha peso porque Bittar esteve diretamente envolvido nas chamadas emendas de relator (RP9), mecanismo que ficou conhecido nacionalmente como “Orçamento Secreto”.

Recado tem endereço político

Velloso também usa o vídeo para rebater informações de que sua candidatura seria “fake” ou estaria a serviço do PT. O candidato se apresenta como uma alternativa independente e tenta afastar a narrativa de que estaria na disputa apenas para favorecer outro grupo.

Em outra manifestação de campanha, Velloso já havia descrito sua disputa como uma espécie de “Davi contra Golias”, afirmando enfrentar candidaturas com estruturas maiores e dizendo não possuir a mesma estrutura dos adversários. Entrevista Eduardo Veloso

Agora, porém, o discurso deixa a defesa e parte para o ataque.

Ao trazer o orçamento para o centro da discussão, Velloso toca justamente em um dos principais capítulos da trajetória recente de Márcio Bittar em Brasília e transforma a pergunta em arma eleitoral: quem teve tanto poder sobre recursos federais conseguiu entregar o quê para o Acre?

O espaço permanece aberto ao senador Márcio Bittar para responder às declarações.