Dezembro costuma ser um mês mais tímido de lançamentos de música, mas isso na gringa, pois o Brasil está a todo vapor e com variados estilos. No rap, Emicida retornou com tudo e trouxe um disco denso, poético e emocionante. Já no sertanejo, Matheus Henrique e Gabriel apostam em hits antigos repaginados.
Confira os principais lançamentos musicais da semana!
Leia Também
Famosos
Alcione faz revelação inusitada sobre ministro Alexandre de Moraes. Confira!
Cultura
“Os Donos do Jogo”: Giullia Buscacio analisa papel das mulheres em tramas de poder e corrupção
Música
Giulia Be compartilha emoção com novo álbum trilíngue: “Sentimento de realização”
Música
Giulia Be inicia nova era ousada e trilíngue: “Não quero um pop que passe batido”
Emicida transforma a dor da perda da mãe em arte
Emicida está de volta! O disco “Emicida Racional VL 2 – Mesmas Cores & Mesmos Valores” mira em “Cores & Valores”, disco de 2014 dos Racionais MCs. Mas foi voltando na linha do tempo da própria obra que o rapper da zona norte de São Paulo encontrou essa direção. Em 2009, na intro da mixtape que o apresentou ao Brasil para além das batalhas de rima, entoava o mantra “Quando os caminhos se confundem, é necessário voltar ao começo”. Nunca fez tanto sentido!
Não vá esperando um álbum mais fácil, como foi o “Amarelo”. É uma sonoridade complexa, difícil e cheia de nuances. O clima soa como uma gravação caseira, feita de maneira singela, com uma emoção crua que emociona qualquer um. Após a morte da mãe, romper com o irmão e viver uma era cheia de compromissos, Emicida tem muito a dizer.
Matheus Henrique e Gabriel voltam ao passado
Com mais de 50 milhões de streams, a dupla sertaneja Matheus Henrique e Gabriel apresenta o projeto “Retronejo – Vol. 1”. Gravado ao vivo, o trabalho marca uma nova etapa dos artistas e une dois caminhos: a nostalgia dos grandes sucessos dos anos 2000 e a sonoridade atual que movimenta a nova geração do estilo musical.
O repertório tem duas faixas inéditas – “Retronejo” e “Tá Chato” – e dois popurris que resgatam canções de nomes como João Paulo & Daniel, Rionegro & Solimões e Bruno & Marrone. As escolhas refletem a essência do projeto: reverenciar o passado com olhar contemporâneo.
Tierry na Bahia
Tierry prepara mais um capítulo de sua constante reinvenção musical com o lançamento de “Regional Brasileiro”, projeto gravado em Salvador, na Bahia.
A primeira parte traz quatro faixas inéditas, criadas e interpretadas ao lado de nomes que dão o tom da cena atual baiana: Toque Dez, Netto Brito e Kevi Jonny.
Mumuzinho explora o romantismo
Mumuzinho encerra o vitorioso ano de 2025 com o lançamento de uma canção inédita que já aponta os rumos de seu novo ciclo. O pagode romântico “Coração de Pedra” vai embalar os fãs do cantor em um clima para lá de apaixonado.
O single vem acompanhado por um audiovisual que traz algumas participações mais que especiais, como a de Thainá Fernandes, esposa e musa inspiradora de Mumuzinho, e de quatro casais amigos do cantor: Cleber Souza e Tatiane Lagoa; Jr. Filardis e Luciana Oliveira; José Fernandes (Muvuka) e Vanessa Oliveira; e Luciano Santiago e Carolyne Gomes.
Giulia Be dançando
A artista lança “Tonta”, seu novo single em espanhol. A faixa encerra os lançamentos trilíngues deste ano e combina batida pop latina com o retorno da artista à dança, sem perder o melodismo que lhe é característico.
“Tonta” foi escrita por Giulia na pandemia, quando, em suas palavras, “lá fora o mundo estava em chamas e eu esperava uma mensagem que me deixava sem defesa”. O conceito da música é simples: a pessoa que colecionava despedidas percebe que, agora, é o próprio coração que está em jogo.
Lia Clark retorna com funkão!
Lia Clark apresenta ao público “Fenomenal”, seu quarto álbum de estúdio. Com 13 faixas, o projeto marca uma nova fase na trajetória da artista, que aposta em uma sonoridade intensa e eletrizante, consolidando seu domínio sobre o funk eletrônico.
“Fenomenal” explora batidas potentes e temas que exaltam o prazer, o corpo e o poder. O álbum traz colaborações de nomes que dialogam diretamente com essa energia, como MC Carol, Johnny Hooker, Hitmaker, MC Mari, MC GW e MC Tha, reforçando a diversidade e a força das parcerias que atravessam o trabalho.
Caju Pra Baixo
O grupo Caju Pra Baixo, que tem no portfólio parcerias com Belo, Ferrugem e Xande de Pilares, inaugura uma nova fase com o lançamento do EP “Entre a Rua e a Saudade”. O projeto apresenta quatro faixas inéditas acompanhadas de visuais gravados de forma estratégica, cada um filmado em um ponto diferente do Rio de Janeiro.




