DESTAQUE

Rio Iaco atinge menor nível do ano em Sena Madureira e acende alerta

Com apenas 1,34 metro, o manancial apresenta bancos de areia e troncos parcialmente submersos que podem provocar acidentes durante a navegação.

Camila Souza Por

O rio Iaco atingiu o menor nível do ano em Sena Madureira nesta segunda-feira (17), chegando a apenas 1 metro e 34 centímetros. A marca é reflexo da forte estiagem e levou a Defesa Civil Municipal a reforçar as orientações de segurança para os moradores que utilizam o manancial.

Com o nível da água extremamente baixo, bancos de areia e troncos parcialmente submersos podem aparecer em diferentes pontos do rio, aumentando o risco de acidentes durante a navegação. A preocupação é maior para pequenas embarcações que circulam pelas áreas mais rasas.

A recomendação da Defesa Civil é que os ribeirinhos redobrem os cuidados durante os deslocamentos e evitem locais onde possam existir obstáculos escondidos pela água. A baixa profundidade pode dificultar a identificação desses pontos e provocar colisões ou encalhes.

Mesmo diante da redução expressiva do volume de água, o rio Iaco continua sendo monitorado diariamente pela Defesa Civil. O acompanhamento permite verificar novas oscilações no nível do manancial e orientar a população caso a situação apresente mudanças.

Os moradores das comunidades ribeirinhas são orientados a adotar medidas de segurança e manter atenção redobrada durante a navegação, principalmente nos trechos onde a presença de bancos de areia e troncos possa representar perigo.