28 março 2024

Rio Iaco volta a encher em Sena Madureira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

14 Fev de 2019 do YacoNews
Por Aldejane Pinto

Nas últimas horas nível do rio subiu 20 centímetros, passando de 12,96 metros às 18h de ontem, para 13,16 metros de profundidades  na manhã desta sexta-feira (15), segundo medição oficial da CMDC.

A cheia repentina de 20 centímetros em apenas 12h deve-se principalmente ao rio Purus (principal bacia hidrográfica da região) que também apresentou enchente significativa. As chuvas constantes dos últimos dias têm sido outro fator determinante para a volta da enchente.

Apesar do novo sinal de cheia, o manancial que banha Sena Madureira ainda está abaixo da chamada cota de alerta que é de 14 metros.

As águas do rio atingem  várias famílias quando passa dos 15,20 metros de profundidade, que é a cota de transbordamento.

PURUS dá sinal de vazante em Sta Rosa

Na manhã desta sexta-feira moradores da cidade de Santa Rosa, no alto Purus, fronteira com o Peru, observaram um vazante importante no manancial. Segundo um dos moradores, o rio havia enchido muito, entretanto, nas últimas horas voltou a apresentar vazante.

Para se ter uma idéia, a baixa no nível das águas foi calculada em quase um metro. Naquela cidade ainda não há aferição permanente da calha do Purus, segundo a Defesa Civil Estadual.

Com essa vazante, a expectativa é que o mesmo ocorra com o rio Iaco em Sena Madureira, afluente do rio Purus, maior bacia hidrográfica da região.

Veja Mais