Acre já tem 3 casos suspeitos de coronavirus e hospitais não dispõem de máscaras apropriadas

0
33

08 Mar de 2020 do YacoNews


Um áudio de uma mulher que se apresenta como servidora da saúde estadual, a circular nos grupos do aplicativo WhatsApp, informa que dois pacientes estrangeiros estariam internados na ala de isolamento do Pronto Socorro do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Eles teriam vindo ao Acre, provenientes da Europa, para participar de rituais de ingestão de Ayauasca no interior, e se sentiram mal. A passagem de ambos pelo PS foi confirmada à reportagem no começo da tarde deste domingo (8).

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado (Sintesac), Adailton Cruz, os pacientes, porém, receberam alta após examinados no Huerb. As autoridades de saúde locais teriam descartado a possibilidade de se tratar de infecção pelo coronavírus (também conhecido por COVID-19).

Mas ainda de acordo com Cruz, há duas pessoas na região do Alto Acre que procuraram o hospital de Brasileia, após passagem pela Bolívia, que se enquadram entre os pacientes suspeitos de ter contraído o vírus que ameaça a população de pelo menos 80 países.

Um terceiro paciente, este residente na capital, também apresentou os sintomas da nova doença e recebeu atendimento no Huerb.

Adailton Cruz afirma que na noite em que os estrangeiros deram entrada no PS não havia sequer máscaras adequadas para a proteção dos servidores. “São máscaras com filtro, diferentes das convencionais”, disse ele por telefone.

Outra deficiência denunciada pelo dirigente sindical diz respeito ao número de leitos do setor de isolamento do PS. “São apenas dois”, afirmou, alertando para o desaparelhamento da saúde estatal em caso de uma epidemia de coronavírus no estado.

Devido ao fato de não haver expediente no governo neste domingo, não foi possível ouvir os representantes do setor. A reportagem tentou falar com o secretário Alysson Bestene pelo telefone 99**4-8**2, mas ele não atendeu. O espaço está aberto às manifestações.

Fonte: oacreagora

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui