29 março 2024

Jornalistas Renato Machado e Francisco José deixam a Globo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dois veteranos do jornalismo da Rede Globo foram desligados da emissora nesta segunda-feira (29). Francisco José e Renato Machado deixaram a emissora após mais de 40 anos. Splash apurou que a notícia surpreendeu nos corredores da Globo após o anúncio, por e-mail, de Ali Kamel, Diretor de Jornalismo da Globo.

Os jornalistas se juntam a outros nomes que encerraram a parceria de trabalho com a Globo recentemente. A emissora vem reduzindo custos para ameninas a crise na pandemia. Na quinta-feira (25), foram desligados José Hamilton Ribeiro, que estava há mais de 40 anos no jornalismo da Globo — com passagens pelo “Fantástico”, “Globo Repórter” e “Globo Rural” —, e Eduardo Faustini, repórter investigativo do “Fantástico”.

Splash teve acesso aos comunicados enviados por Ali Kamel para a despedida de Francisco José e Renato Machado.

Sobre Francisco José, além de destacar o trabalho do jornalista no “Globo Repórter”, o Diretor de Jornalismo da Globo escreveu: “Nada representa mais Chico José do que sua identificação com o Nordeste. É um apaixonado. Durante 10 anos, fez coberturas da seca e da miséria que assolavam o sertão nordestino. Em 2008, percorreu seis capitais para mostrar, ao vivo, o São João no Jornal Nacional. Por 15 anos, ao lado de Beatriz Castro, apresentou e fez reportagens no programa local de meio ambiente Nordeste Viver e Preservar.”

Ao falar de Renato Machado, Ali Kamel relembrou que o jornalista foi indicado ao Emmy. “Renato está há cinco anos no Globo Repórter. E não me surpreende que, logo o primeiro programa dele tenha sido indicado ao Emmy, na categoria “Atualidade”. Emprestou certamente ao programa sua experiência com o jornalismo internacional, que começou já na sua estreia na BBC em 1967. Mas também o traqueio no manejo de temas nacionais, culturais e de comportamento. A câmera gosta dele e o público mais ainda.”

O Diretor de Jornalismo da Globo cita ainda as saídas de outros jornalistas da emissora e fala do legado deixado por Renato Machado: “Também ele, como Zé Hamilton Ribeiro e Chico José, de quem já falei, combinou comigo a sua saída. Foi tão logo voltou de Londres. Um planejamento de longo prazo e por etapas. Segundo nosso acerto, sairia em 2020, mas adiamos para o fim desse ano por conta da pandemia. Renato deixa um legado de bom jornalismo. É um exemplo do profissional de excelência. Em meu nome, em nome da Globo e de seus colegas, muito obrigado.”

Crise na Globo

Conforme informou o colunista de Splash Guilherme Ravache, a Globo fechou o primeiro semestre de 2021 com um prejuízo de R$ 144 milhões. O número representa uma piora de 122% em relação a 2020, quando a empresa teve um prejuízo de R$ 51 milhões no mesmo período.

O resultado negativo chama atenção, uma vez que desde 2019 a empresa tem realizado seguidos cortes de colaboradores.

Inclusive, nos últimos meses, o número de estrelas que deixa a Globo parece ter acelerado. Faustão, Tiago Leifert, Lázaro Ramos, Ingrid Guimarães, Vera Fischer, Antônio Fagundes e Reynaldo Gianecchini estão entre as recentes baixas.

Ricardo Feltrin, em sua coluna em Splash, salienta que a emissora vem registrando os piores índices de ibope, o menor faturamento e o menor lucro líquido.

 

Veja Mais