25 maio 2024

Americanas encerra atividades de mais uma de suas lojas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Lojas Americanas anunciou o fechamento de mais uma de suas lojas no Brasil. Dessa forma, essa já é a segunda loja fechada pela empresa em 2023. Situada em Contagem-MG, a empresa declarou em nota que a decisão faz parte de uma “estratégia de otimização de espaços já em andamento desde 2022”.

No entanto, a nota não cita o processo de recuperação judicial pelo qual a Americanas passa no momento. Além disso, também não declarou nada sobre o destino dos colaboradores da loja fechada. Ademais, a empresa ressaltou que “segue operando normalmente” e que os clientes podem encontrar seus produtos nas lojas mais próximas ou virtualmente.

Em janeiro de 2023, a companhia encerrou as operações de uma loja em um shopping de Araraquara (SP). Da mesma forma, não informou sobre os trabalhadores da unidade. Ainda, na mesma cidade, existe uma segunda filial da Americanas no centro que segue operando normalmente.

Processo de recuperação judicial da Americanas

Conforme veio a público recentemente, a Lojas Americanas está em um processo de recuperação judicial. Isso porque descobriram uma inconsistência contábil de R$20 bilhões. À época, o valor das ações da empresa despencou e seu CEO e CFO renunciaram aos cargos.

O receio do mercado, que era o encerramento de atividades de suas lojas físicas, está se concretizando. Ainda, o setor teme demissões em massa pela companhia. Além disso, a empresa já cortou contratos com terceiros e interrompeu seu serviço de vendas por telefone.

Americanas reduz gastos

É claro que a Lojas Americanas está enxugando os gastos o quanto e onde pode. Além disso, no início de fevereiro de 2023, a empresa conseguiu um “prazo de blindagem”, uma decisão judicial que suspende as suas dívidas durante 180 dias. Ademais, conseguiu também R$2 bilhões em financiamento para manter suas operações rodando e cumprir com suas obrigações durante a recuperação judicial.

Via R7

Veja Mais