Ligue-se a nós

POLICIAL

Aplicativo da Sejusp ajuda Polícia Militar do Amazonas a recuperar veículos roubados

Publicado

no

Aplicativo desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) ajuda Polícia Militar do Amazonas a recuperar veículos roubados.

Aplicativo desenvolvido pela Sejusp faz reconhecimento facial. Foto: Ascom/Sejusp

A ação coordenada pelo tenente Bruno Almeida contou com a realização de blitz na cidade de Boca do Acre. Com a ajuda do aplicativo Apolo puderam recuperar uma moto Honda XRE 300 que trafegava livremente no município.

A ideia de criação do Apolo partiu da Sejusp, no Departamento de Modernização Tecnológica da Informação e Comunicação da Sejusp (DMITIC), por meio do soldado da Polícia Militar David Mello, que foi quem desenvolveu a tecnologia.

Sendo o aplicativo criado para trazer a tecnologia do reconhecimento facial, que antes era restrita a grandes empresas como Google ou Facebook, para a segurança pública acreana.

A tecnologia pode ser utilizada por todos os policiais do estado do Acre, desde que seja solicitado o cadastro pelo comandante da sua unidade. Assim que é instalado, o aplicativo se conecta aos servidores da Sejusp, que possuem uma série de outros serviços executados em paralelo, disponibilizando os dados a várias outras fontes como o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões  (BNMP), Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Receita Federal, Polícia Civil e o Cerco Eletrônico.

O chefe do DMITIC, Alexandre Nascimento de Souza, explica que a tecnologia é rápida em determinar a identidade das pessoas. “O sistema Apolo permite mais rapidez na identificação de pessoas suspeitas de crimes, por meio de um aplicativo de celular que já é operado pelos agentes de segurança pública em todo estado”, disse Souza.

Além disso, o Apolo também é uma fonte geradora de dados, salvando diariamente imagens e dados de abordagem que futuramente podem ajudar em investigações. Desde que o aplicativo foi lançado, já foram feitas mais de 600 mil operações de consulta no banco de dados do aplicativo.

por agencia de noticias do Acre

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending