5 maio 2024

Semana da visibilidade trans: iniciativas da Secretaria da Mulher do Acre para promover conscientização e respeito

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), está promovendo a Semana da Visibilidade Trans, de 29 a 31 de janeiro, com uma série de ações voltadas à conscientização e respeito às pessoas trans. A programação tem início no dia 29, às 9 horas da manhã, com o lançamento da cartilha “Sou A Travesti, Existo” no auditório da instituição, localizado na Travessa João XXIII, nº1137, Village Waldemar Maciel.

A secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa, destacou que a Semulher tem dedicado esforços desde setembro de 2023 para mapear as mulheres lésbicas, bissexuais, pansexuais, transexuais e travestis, visando direcionar políticas públicas mais específicas. No dia 29, a cartilha será lançada como parte desse compromisso, esclarecendo e informando a população sobre as questões enfrentadas pelas mulheres transexuais e travestis.

No dia 30, a equipe da Semulher estará presente no Terminal Urbano, no centro da capital acreana, para adesivar ônibus e banheiros com cartazes que destacam as leis federais e estaduais relacionadas aos crimes de racismo, homofobia e transfobia. A ação visa conscientizar o público sobre essas leis, com ênfase na Lei Federal nº7.716/89 e Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO), bem como na Lei Estadual nº 4.158/23.

No último dia, 31, a Semulher realizará uma ação semelhante nos mercados adjacentes ao Terminal Urbano. Além da adesivação, a cartilha “Sou A Travesti, Existo” será distribuída a servidores e comerciantes locais. Nesta iniciativa, a Semulher conta com o apoio dos servidores da Secretaria Municipal de Agropecuária (SEAGRO).

Márdhia El-Shawwa enfatiza a importância dessas ações para esclarecer a população sobre a realidade das pessoas trans e promover um ambiente mais inclusivo e respeitoso. A Semana da Visibilidade Trans destaca-se como uma oportunidade significativa para avançar no reconhecimento e no entendimento da diversidade de identidades de gênero.

Via Agência de Noticia Acre.

Veja Mais