21 junho 2024

Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais: a elite da Polícia Civil do Acre em ação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Desde sua criação, a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Acre tem se destacado como uma unidade de elite, desempenhando um papel crucial na segurança pública do estado. Composta por 12 operadores altamente qualificados, formados em diversos estados do Brasil, a Core é responsável por prestar apoio operacional em operações urbanas, rurais e ribeirinhas em todo o território acreano.

Criada pela Portaria nº 766, de 7 de dezembro de 2017, a Core tem como objetivo apoiar ações e operações que envolvem técnicas e recursos especiais não utilizados pelas delegacias de Polícia comuns. Suas atribuições incluem dirigir, coordenar e supervisionar ações isoladas ou conjuntas, manter intercâmbio de informações com órgãos de segurança, executar atividades de apoio em locais de risco e realizar intervenções táticas em casos de sequestro, entre outras.

Para ser lotado na Core, o policial deve ser voluntário e ter concluído cursos operacionais oferecidos pela Polícia Civil, como o Curso de Operações Policiais (COP) ou o Curso de Operações Táticas Especiais (Cote). Também podem ingressar como estagiários e passar por treinamento rigoroso para operar na Core.

O coordenador da Core, Lawrence Davi de Mora, informou que estão em planejamento para realizar o primeiro Curso de Operações Táticas Especiais ainda este ano, visando expandir suas capacidades operacionais.

A eficiência da Core ficou evidente em operações recentes de alto risco, como dois sequestros em Plácido de Castro e Acrelândia, demonstrando seu profissionalismo e compromisso com a segurança pública. O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel, destacou a importância da Core na integração entre órgãos de Segurança e na proteção da população.

A Core continua a se desenvolver e expandir suas capacidades, consolidando-se como uma força indispensável na luta contra o crime e na manutenção da segurança do estado.

Via Agência de Notícias do Acre.

Veja Mais