O avanço das cirurgias eletivas em todo o estado acendeu o sinal de alerta no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre). Com a ampliação dos procedimentos do programa Opera Acre ocorrendo em paralelo aos atendimentos de rotina, a diretoria do hemocentro intensificou as ações da campanha Junho Vermelho e lançou um apelo público para reabastecer os estoques de segurança da unidade, que atendem desde prontos-socorros até alas de tratamento oncológico.
Para tentar conter a oscilação constante nos estoques de todas as tipagens sanguíneas, o Hemoacre aposta na conscientização em torno do Dia Mundial do Doador de Sangue (celebrado em 14 de junho). Como primeiro ato de mobilização e reconhecimento, a unidade realiza nesta sexta-feira (12) um café da manhã especial para receber e homenagear os doadores voluntários. A estratégia visa fidelizar o público em um momento em que a vazão de bolsas de sangue para hospitais e para a Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon) está acelerada.
“A conta da saúde não fecha sem o doador. O avanço dos mutirões de cirurgias alivia as filas de espera, mas joga a pressão direto para o banco de sangue. Pacientes em quimioterapia e pós-operatórios complexos dependem desse fluxo diário para sobreviver.”
Além da coleta tradicional, o hemocentro foca esforços na captação para a doação por aférese — um procedimento focado onde uma máquina retém apenas as plaquetas do doador e devolve os demais componentes ao corpo. O processo é mais longo (leva entre 1h30 e 2h) e exige agendamento, mas tem um peso terapêutico crucial: plaquetas duram apenas cinco dias fora do corpo e são essenciais para pacientes com câncer. Uma única coleta por aférese rende o equivalente a oito bolsas convencionais de plaquetas.
Para facilitar o acesso, o Hemoacre fechou parcerias institucionais. Nesta semana, uma equipe faz coleta externa no Palácio da Justiça e, no sábado (13), a ação terá o apoio do Sicoob. O hemocentro funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h (inclusive no horário de almoço), fechando apenas aos domingos. Empresas interessadas em organizar campanhas internas podem alinhar a logística pelo e-mail [email protected].
Por: Victor Bastos



