8 de julho de 2026

Acre terá duas infovias para ampliar acesso à internet de alta velocidade

Projetos do programa Norte Conectado vão expandir a rede de fibra óptica e beneficiar comunidades do Acre

Acre terá duas infovias para ampliar acesso à internet de alta velocidade
Acre receberá duas infovias para ampliar internet de alta velocidade

O Acre está entre os estados contemplados pela nova etapa do programa Norte Conectado, iniciativa do governo federal voltada à expansão da internet de alta velocidade na Amazônia.

O estado deverá receber duas novas infovias de fibra óptica, que ligarão Rio Branco e Cruzeiro do Sul a uma infraestrutura de comunicação mais moderna, utilizando cabos instalados nos leitos dos rios amazônicos.

- Publicidade -

Rio Branco e Cruzeiro do Sul serão atendidos

Segundo o projeto, a Infovia 06 fará a ligação entre Manacapuru (AM) e Rio Branco (AC), com aproximadamente 2.485 quilômetros de extensão, sendo a maior parte composta por fibra óptica subfluvial.

Já a Infovia 08 conectará Fonte Boa (AM) a Cruzeiro do Sul (AC), utilizando cerca de 2.766 quilômetros de cabos de fibra óptica instalados nos rios da região. Ambas ainda estão em fase de estudos de viabilidade técnica e econômica.

Conectividade para regiões remotas

O objetivo das infovias é ampliar o acesso à internet em áreas onde a conectividade ainda é limitada, fortalecendo serviços públicos como educação, saúde, segurança e inclusão digital.

A estrutura também permitirá que provedores ampliem a oferta de internet de alta velocidade para moradores e empresas, reduzindo a dependência de conexões via rádio e satélite.

Programa Norte Conectado

O Norte Conectado prevê a implantação de nove infovias, totalizando cerca de 13,2 mil quilômetros de cabos de fibra óptica submersos. Quando todas as etapas forem concluídas, aproximadamente 70 localidades dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima deverão ser beneficiadas, alcançando cerca de 7,5 milhões de pessoas.


Por Allyson Barros