23 dezembro 2025

Este é o chá “nº 1” para ajudar a controlar o colesterol alto

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O colesterol alto é um problema que atinge milhões de pessoas em todo o Brasil. Estima-se que cerca de 32% da população adulta no país tenha níveis altos de colesterol LDL, considerado o colesterol “ruim”, segundo dados recentes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Por não gerar sintomas, a condição é ainda mais preocupante, mas alguns hábitos ajudam no controle do quadro. Um deles é tomar um chá natural e bastante famoso no Oriente.

Leia também

Trata-se do chá verde. Ele, bem como outras infusões, auxilia no controle dos níveis de gordura no sangue, o que não substitui, é claro, mudanças no estilo de vida nem o tratamento médico.

O extrato seco de chá verde é proveniente das folhas da planta Camellia sinensis

“Entre as opções mais estudadas, o chá verde é o que tem maior destaque. Rico em catequinas, compostos antioxidantes que ajudam a reduzir a absorção de gordura pelo intestino e melhoram o perfil lipídico”, afirma Juliana Andrade, nutricionista do Metrópoles.

Segundo a profissional, a bebida pode ser uma aliada no controle do colesterol LDL, desde que o consumo seja regular — cerca de 2 a 3 xícaras por dia — e sempre aliado a uma alimentação equilibrada.

Este é o chá “nº 1” para ajudar a controlar o colesterol alto - destaque galeria5 imagensO mulungu é ideal para aliviar tensões e acalmar os nervosA valeriana atua como calmante natural A melissa, rica em ácido rosmarínico, tem ação antioxidante e efeito levemente hipnóticoO chá pode ser um complemento, mas não deve substituir tratamentos médicos ou nutricionaisFechar modal.MetrópolesA passiflora é reconhecida pelo seu efeito ansiolítico e sedativo1 de 5

A passiflora é reconhecida pelo seu efeito ansiolítico e sedativo

Getty ImagesO mulungu é ideal para aliviar tensões e acalmar os nervos2 de 5

O mulungu é ideal para aliviar tensões e acalmar os nervos

Getty ImagesA valeriana atua como calmante natural3 de 5

A valeriana atua como calmante natural

Getty Images A melissa, rica em ácido rosmarínico, tem ação antioxidante e efeito levemente hipnótico4 de 5

A melissa, rica em ácido rosmarínico, tem ação antioxidante e efeito levemente hipnótico

Getty ImagesO chá pode ser um complemento, mas não deve substituir tratamentos médicos ou nutricionais5 de 5

O chá pode ser um complemento, mas não deve substituir tratamentos médicos ou nutricionais

Getty Images

 

“Outras infusões com potencial benefício incluem o chá de hibisco, que também atua na redução do LDL e na melhora da pressão arterial; e também o chá de alcachofra, que favorece o funcionamento do fígado e a metabolização das gorduras”, prossegue.

Cuidados no consumo

Por fim, a expert ressalta que é importante fazer acompanhamento profissional não apenas para controlar a doença, como para preveni-la. Outro conselho fundamental é evitar excessos, a fim de não prejudicar o fígado, rins e outros órgãos.

Outras vantagens do chá verde

A nutricionista Cibele Santos destaca que o chá verde contém compostos chamados catequinas, associados ao aumento da termogênese e à queima de gordura.

“Além disso, a cafeína presente no chá também pode ajudar na melhoria do desempenho físico, contribuindo para a queima de calorias durante os exercícios”, explica.

E mais: a poderosa infusão ainda tem um boost para a saúde cardiovascular. “O chá verde é benéfico para a saúde do coração, pois está ligado à redução dos níveis de LDL”, comenta. “As propriedades antioxidantes ajudam a combater a inflamação, favorecendo a saúde geral do órgão.”

Café preto é outro aliado

Cibele aponta que o café contém cafeína, que pode aumentar a queima de gordura e melhorar o desempenho físico. “Estudos também sugerem que o consumo moderado de café está relacionado com a redução do risco de doenças cardíacas.”

- Publicidade -

Veja Mais