26 abril 2024

Cai a aprovação de governo Bolsonaro; 5 pontos para refletir

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
20 Mar de 2019 do YacoNews
Por Everaldo Cardoso

A MENOR POPULARIDADE PARA UM PRESIDENTE EM PRIMEIRO MANDATO EM IGUAL PERÍODO.

 O mito está se transformando em fenômeno de rejeição. Pesquisa ibope indica que o índice de aprovação é inferior ao de FHC, Lula e Dilma no mesmo período do primeiro mandato.
A reprovação do governo Bolsonaro subiu de 11% para 24%.

 QUEDA EM RELAÇÃO AO INÍCIO DO GOVERNO

 O Ibope também diz que houve uma queda de 15 pontos na avaliação positiva do governo, e subiu 13 pontos o percentual de entrevistados que avaliam o governo negativamente desde o início do ano.

A pesquisa aponta que em três meses o mito está se transformando em fenômeno de reprovação. O eleitorado de Bolsonaro passa a avaliar seu governo como regular e ruim.

FUTURA DO GOVERNO

 O atual cenário de crise econômica e a indigesta reforma da previdência proposta pelo governo é um indicativo para que essa avaliação negativa continue caindo a índices mais elevados nos próximos meses.

FALHA NA COMUNICAÇÃO

 Com o presidente Jair Bolsonaro continua se comportando como deputado Federal falando para uma minoria restrita e deixando de se comunicar com a maioria do eleitorado e com uma provável organização dos movimentos sociais para se posicionar contra a reforma da previdência a tarefa de aprovar essa matéria pode se tornar impossível, porque os deputados não vão querer votar matérias impopulares.

POSSÍVEIS BENEFICIÁRIOS

 Essa queda na avaliação indica que o PT será o beneficiário imediato pelo fato de ter disputado o segundo turno com Bolsonaro. 
Com isso, volta a ser visto como possível opção de poder para eleitores de centro, aqueles que desejam dias melhores para o futuro sem guardar ressentimentos do passado. Bolsonaro pode contribuir ainda mais com isso pela sua falta de compostura no exercício do cargo, também com sua subserviência declarada aos Estados Unidos. 

Veja Mais