30 abril 2024

Ponte sobre o Rio Tarauacá, no Acre, sofre com novos deslizamentos de terra

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A ponte sobre o Rio Tarauacá, no interior do Acre, que conecta a região do Vale do Juruá ao restante do estado, enfrenta mais uma vez desafios causados por deslizamentos de terra. Após as inundações ocorridas em fevereiro, que afetaram mais de 2,7 mil pessoas, a cabeceira da estrutura foi comprometida devido à erosão provocada pelas intensas chuvas.

Na última semana, equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) iniciaram trabalhos de contenção na área afetada. O superintendente do Dnit, Ricardo Araújo, explicou que a região está sendo monitorada para prevenir acidentes e danos.

“A erosão teve início após as cheias ocorridas no final de fevereiro e início de março. Já realizamos intervenções utilizando diferentes materiais, como ferro, pedra e asfalto, para estabilizar a área afetada”, destacou Araújo.

Servidores do Dnit fazem trabalhos paliativos para conter erosão — Foto: Arquivo/Dnit

Em 2020, após a formação de uma cratera, a ponte na entrada de Tarauacá ficou parcialmente interditada por vários meses, gerando preocupações entre os moradores locais sobre isolamento e possíveis acidentes graves devido à instabilidade da estrutura.

Na época, o Dnit planejava uma obra para ampliar a extensão da ponte em 70 metros, com previsão de conclusão em um mês. Segundo Araújo, uma empresa já foi contratada para dar continuidade ao projeto de ampliação, com início previsto para o final de abril. A expectativa é de que a obra seja finalizada até dezembro.

Um vídeo enviado para a Rede Amazônica Acre, o morador Fran Amauacas mostra a situação da cabeceira da ponte com várias rachaduras. Nas imagens ele afirma que é possível ouvir os estalos embaixo da ponte.

“Está fazendo pressão nos ferros que colocaram aqui. Dá para a gente ouvir os ferros estalando, quando passa que balança o aterro cai. Meu Deus do céu, está muito perigoso isso aqui”, alertou.

Veja Mais