26 abril 2024

ABSURDO: Com Decisão Judicial, Mulher Portadora De Doença Rara Implora Por Medicamento Para Não Morrer;

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

11 de Janeiro de 2020 YACONEWS
Por José Francisco, do Portal do Juruá

A jovem Gracilene Correia Menezes, desempregada e portadora de uma doença rara, chamada de Lúpus Eritematoso Sistêmico com Nefrite Lupica, entrou em contato com Portal do Juruá implorando por ajuda, para não morrer.

O medicamento usado para o tratamento desta doença em especifico é o micofenolato de mofetila, um medicamento de alto custo que jamais uma pessoa desemprega teria condições de comprar.

O que causa mais indignação, é que mesmo com decisão judicial em desfavor do estado, condenado o estado a fornecer tal medicamento, o mesmo não cumpre a determinação. Enquanto isso Gracilene corre risco de ir para hemodiálise e consequentemente vim até a falecer.

O Portal do Juruá entrou em contato com a Porta Voz do Governo, Mirla Miranda, que ficou de nos encaminhar uma reposta na segunda-feira(13).
O gargalo da saúde no Juruá?

Um dos grandes gargalos da Sesacre, é a burocratização dos processos. A falta de autonomia das regionais resulta diretamente na ineficiência dos serviços prestados. Atualmente tudo que uma regional precisa, tem que ter autorização de Rio Branco, com isso o processo fica muito mais demoroso. O governador Gladson Cameli já deu indícios de que em breve, esse problema será resolvido. Enquanto isso, só nos resta aguardar.

Para piorar ainda mais, recentemente perdemos o coordenador do Juruá, Roberto Holanda, que vinha se empenhando bastante pela saúde local.

Veja Mais