26 abril 2024

Em meio a bairros alagados em Rio Branco e mais de 300 famílias atingidas, vice-prefeita faz piada e paródia do Titanic

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com mais de 370 famílias atingidas pelo transbordamento de igarapés em Rio Branco, a vice-prefeita da capital, Marfisa Galvão, usou as redes sociais para mostrar a situação da rua onde mora no bairro Procon e, com um tom de piada, fez até uma paródia do filme Titanic. Além de vice-prefeita da capital, Marfisa também é secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).

Em vídeos postados no stories do Instagram, a vice mostra a rua alagada, brinca com vizinhos passando em barco e faz previsões sobre nível da alagação. As imagens são gravadas desde a noite dessa sexta-feira (5) até a madrugada deste sábado (6)

“O mar, o mar. Agora eu digo a verdade, quando a água chegar naquele carro branco, ela vai voltar e vai secar. Meu Deus do céu, eu acredito”, diz em um dos vídeos. Já em outro story ao ver um grupo de pessoas passando com um barco ela dispara: “Eita, estão roubando o barco. Garibaldi Brasil. O barco arriou, cadê o remo? Vocês vão andar com que aí? Cadê o remo?”.

Depois, as pessoas que estavam no barco aparecem paradas em frente à casa de Marfisa e brincam com uma das cenas mais lembradas do Titanic, de pé e com os braços abertos na parte da ponta do barco.

G1 entrou em contato com a assessoria da prefeitura para tentar falar com a vice-prefeita e foi informado que o órgão deve se manifestar posteriormente.

Mais de 30 bairros atingidos

Ao menos quatro igarapés da capital transbordaram na madrugada deste sábado e atingiram casas, lojas, comércios e outros estabelecimentos. A Defesa Civil Municipal calcula que mais de 30 bairros estão atingidos pela enxurrada.

Nas últimas 48 horas choveu mais de 100 milímetros na capital acreana. O esperado para todo o mês de fevereiro é de um acumulado de 292 milímetros. E, segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Cláudio Falcão, a previsão é de mais chuvas para as próximas horas.

Pelas equipes da Defesa Civil foram atendidas mais de 370 famílias atingidas. Dessas, 31 precisaram ser removidas de suas casas e sete delas foram levadas para abrigos nas escolas Álvaro Rocha e Adib Jatene. As demais famílias foram para casas de parentes.

Entre os igarapés que transbordaram estão o São Francisco, Dias Martins, Batista e o Igarapé Almoço. Centenas de moradores nem dormiram tentando salvar seus pertences das águas e muitos relatam ter perdido tudo.

É o caso da senhora Ana Maria Alves mora no Bairro da Paz há quatro anos e diz que nunca tinha acontecido nada parecido. Ela conta que perdeu todos os móveis da casa porque não deu tempo de retirar as coisas.

“A gente se acordou de manhã e estava enchendo, mas a gente achava que não ia encher tanto. Fomos levantando as coisas que podia levantar e chegou uma hora que não deu mais e perdemos tudo. Está tudo alagado, fogão está nadando dentro de casa, guarda-roupa caiu e quebrou tudo, cama. Não tinha mais tijolo para a gente colocar debaixo. Acabou tudo.”

Alerta do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de acumulado de chuva para, pelo menos, cinco cidades do Acre. O aviso começou a valer às 8h54 deste sábado (6) e vale até domingo (7), às 9h.

As regiões afetadas devem ser Vale Do Acre, que engloba Sena Madureira, Rio Branco e Brasileia e Vale Do Juruá, com Tarauacá e Cruzeiro do Sul. A previsão é de chuva entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, alerta o Inmet.

Por Iryá Rodrigues

Veja Mais