26 abril 2024

Fuga em presídio de Rio Branco termina com um preso baleado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Uma fuga no Complexo Penitenciário de Rio Branco (FOC) na madrugada desta terça-feira (15) acabou com um preso baleado. A informação foi confirmada pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC).

Inicialmente a Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Acre (Asspen) informou que cerca de 10 presos do pavilhão P fizeram um buraco na cela por volta das 4h da manhã e tinham tentado escapar. Porém, o Iapen informou que oito presos apenas estavam envolvidos, sendo que seis foram contidos ainda dentro do complexo e outros dois conseguiram pular a muralha.

“Nós estamos apurando as circunstâncias, mas foi feito um buraco na parede. O nosso cão também passa por avaliação porque pode ter sido jogado remédio ou comida e, no momento, a gente segue apurando as circunstancias”, disse o presidente do Iapen, Arlenilson Cunha.

Destes dois que passaram pela muralha, apenas um está foragido, Antonio Carlos Siqueira da Silva Junior, o outro que não teve o nome divulgado, devido os disparos de alerta, foi alvejado e levado ao Pronto-socorro de Rio Branco. Equipes fazem buscas na área de mata próximo ao presídio pelo preso que conseguiu escapar. Policiais penais também fazem contagem dos detentos.

“O pavilhão é fácil de perfuração porque é de tijolo, quando a chapa é de concreto armado é mais difícil, lá no P tudo é de tijolo, cavaram, tentaram sair e um foi baleado”, conta o presidente da Asspen, Eden Azevedo.

Cunha acrescentou que os presos que foram recapturados devem ser encaminhados para o isolamento cautelar e um procedimento administrativo também vai ser instaurado, no qual serão responsabilizados pelo dano, e falta disciplinar.

Antonio Carlos Siqueira da Silva Junior conseguiu fugir e é procurado pela polícia — Foto: Arquivo/Iapen

Cirurgia

O preso que foi alvejado já passou por cirurgia e ainda está no centro cirúrgico, segundo informou o diretor do PS, Areski Peniche.

“Ele ainda encontra-se no centro cirúrgico, em recuperação pós anestésica. Segundo informações iniciais, teve lesões em vários órgãos abdominais”, disse.

Plano de fuga

No último dia 8, um plano de fuga foi interrompido por policiais penais no Complexo Penitenciário de Rio Branco, quando encontraram o início de um buraco que estava sendo feito na parede. A ocorrência foi na Unidade de Regime Fechado 1, no pavilhão ‘Q’, cela 24 planejavam a fuga e o plano foi identificado durante procedimento de revista, quando os policiais encontraram o princípio do buraco, na cela onde os dois cumprem pena.

A associação reforçou ainda que as fugas e tentativas de fuga são constantes.

“O sucateamento da Polícia Penal, com a falta de efetivo, diminuição injustificada do banco de horas e as demais medidas do pacote de maldade implementado pela atual gestão do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), só contribui para o enfraquecimento da Instituição, de seus membros e do sistema prisional em geral”, destaca.

G1 Acre

Veja Mais